(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Menos da metade dos Estados apresentou compromissos climáticos


01/01/2021 13:41

Menos da metade dos Estados apresentou seus novos compromissos climáticos antes do prazo de 31 de dezembro de 2020 - de acordo com documentos apresentados pela ONU.

Nos termos do Acordo de Paris de 2015 (COP21), que visa a manter o aquecimento abaixo de +2°C, ou se possível +1,5°C em comparação com a era pré-industrial, cada signatário foi obrigado a apresentar até o final de 2020 uma nova versão de seus compromissos na luta contra a mudança climática, denominada "Contribuição Determinada em Nível Nacional" (CDN).

Em 1º de janeiro, cerca de 70 dos quase 200 Estados submeteram o texto, mas não exatamente aqueles que mais emitem gases causadores do efeito estufa.

Segundo a última avaliação do grupo Climate Action Tracker (CAT), os 49 Estados - incluindo os 27 da UE - que apresentaram sua nova contribuição em meados de dezembro representam apenas 23,7% das emissões globais.

Desde então, mais 20 Estados enviaram seus documentos. A maioria representa uma pequena parte das emissões, mas também há economias maiores, como Coreia do Sul e Argentina.

Devido à pandemia, muitos governos disseram que não vão cumprir os prazos, e agora todos os olhos estão voltados para a reunião adiada da ONU sobre o clima (COP26), em Glasgow.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que "construir uma coalizão para a neutralidade do carbono até 2050 será o centro da ambição da ONU em 2021".

Os defensores do clima esperam que a China, o maior emissor do mundo, mantenha a promessa do presidente Xi Xinping de atingir a neutralidade de carbono até 2060.

Os Estados Unidos também não apresentaram uma nova contribuição, mas o presidente eleito Joe Biden prometeu retomar o assunto.

Segundo a ONU, seria necessário reduzir as emissões em 7,6% ao ano entre 2020 e 2030 para limitar o aquecimento a +1,5°C.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)