(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Rússia convoca representantes da mídia considerados 'agentes do estrangeiro'


29/12/2020 18:09

O serviço russo de controle das telecomunicações anunciou nesta terça-feira (29) ter convocado encarregados de veículos de imprensa, qualificados de "agentes do estrangeiro", com vistas a aplicar sanções por desrespeito às estritas obrigações impostas por um controverso estatuto.

"Representantes de meios (de comunicação) agentes do estrangeiro foram convocados e processos verbais por violações administrativas serão estabelecidas contra eles", informou o Roskomnadzor em um comunicado, sem explicitar quais empresas foram envolvidas.

A entidade russa de controle das telecomunicações diz que alguns que "agem como mídia do estrangeiro" seguem difundindo "seus conteúdos sem a autorização correspondente".

Na Rússia, as organizações ou os indivíduos "agentes do estrangeiro" devem, segundo lei que data de 2012, se registrar ante as autoridades, cumprir obrigações administrativas enfadonhas e indicar claramente este estatuto em suas publicações.

Os veículos Radio Free Europe e Voice of America, financiados pelos Estados Unidos, têm esse estatuto na Rússia.

O Roskomnadzor não informou quantos meios são abrangidos pelas sanções mencionadas e destacou que estas poderiam alcançar 500.000 rublos (5.500 euros).

Este anúncio ocorre enquanto os deputados russos aprovaram uma legislação mais estrita sobre pessoas e organizações, qualificadas de "agentes do estrangeiro".

Segundo as emendas, um indivíduo ou grupo que receber apoio material ou financeiro do exterior ou de organizações já consideradas "agentes do estrangeiro" poderá, a partir de agora, ser denominado desta forma, sem decisão da justiça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)