(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Republicanos bloqueiam iniciativa democrata para reativar plano de alívio econômico dos EUA


24/12/2020 13:22

A minoria republicana da Câmara de Representantes bloqueou nesta quinta-feira (24) uma tentativa dos democratas de emendar o plano de ajuda negociado por ambos os partidos que foi barrado pelo presidente Donald Trump, que exigiu um aumento no valor do auxílio.

Depois de meses de negociações, os democratas que controlam a câmara baixa e os republicanos que dominam o Senado chegaram esta semana a um acordo. Eles concordaram com um pacote de 900 bilhões de dólares para dar oxigênio a uma economia devastada pela crise provocada pela covid-19, que acabou com milhões de empregos.

O acordo foi alcançado em um momento chave, antes de 26 de dezembro, quando expira uma série de ajudas extraordinárias do plano estabelecido no início da pandemia, o que poderia deixar muitas famílias sem qualquer tipo de renda.

Na noite de terça-feira, Trump surpreendeu os legisladores ao rejeitar o acordo, que inclui uma ajuda extraordinária de 600 dólares para pessoas em dificuldades, exigindo o aumento para 2 mil por pessoa.

A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, tentou nesta quinta aprovar por unanimidade o acréscimo no benefício, mas os republicanos bloquearam a iniciativa.

"Hoje, na véspera de Natal, os republicanos da câmara cruelmente privaram os americanos dos 2 mil dólares que o presidente concordou em apoiar", disse Pelosi.

A líder democrata apontou que, se Trump leva realmente a sério sua proposta, ele deve pedir aos republicanos que parem com a "obstrução".

Sem tempo de manobra, com uma economia em que as demissões se acumulam por conta do avanço descontrolado da covid-19, não está claro qual será o próximo passo do Congresso ou do Executivo. O início da próxima legislatura, em 3 de janeiro, está a poucos dias, e em menos de um mês o democrata Joe Biden chega à Casa Branca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)