(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turquia quer iniciar 'novo capítulo' com União Europeia


15/12/2020 19:55

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, expressou na noite desta terça-feira seu desejo de iniciar "um novo capítulo" com a União Europeia (UE), durante conversa telefônica com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o primeiro contato desse nível desde as sanções decididas na semana passada contra seu país.

"Enquanto a Turquia deseja começar um novo capítulo com a UE, alguns fazem esforços ininterruptos para provocar crises", assinalou, segundo comunicado da presidência turca.

Pedindo para "salvar" as relações entre Turquia e Europa "desse círculo vicioso", o chefe de Estado turco expressou, ainda, seu desejo de "recomeçar a dialogar com a UE observando a situação em seu conjunto e com base em interesses mútuos". Segundo Erdogan, o pacto migratório assinado em 2016 entre Turquia e UE poderia ser o ponto de partida para criar um ambiente mais positivo.

Dirigentes da UE decidiram na última quinta-feira sancionar ações "ilegais e agressivas" da Turquia no Mediterrâneo contra Grécia e Chipre. As operações de exploração de gás realizadas pela Turquia no Mediterrâneo oriental, em zonas marítimas disputadas com esses dois países, criavam tensão há meses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)