Jornal Estado de Minas

ONU e Etiópia discutem acordo para envio de ajuda humanitária ao Tigré

A ONU dava prosseguimento às negociações com o governo da Etiópia para levar ajuda humanitária à região do Tigré, informou nesta segunda-feira seu porta-voz, enquanto o Conselho de Segurança realizava sua segunda regunião sobre o tema em um mês e meio.





"Nossas negociações com o governo continuam. É um pouco frustrante dizer que não pudemos entrar e chegar até as pessoas que sabemos que precisam de ajuda", declarou Stéphane Dujarric em entrevista coletiva. "Os dias perdidos devido à falta de um acordo equivalem a mais um dia de sofrimento para os necessitados."

Desde 4 de novembro, quando a Etiópia lançou uma operação militar no Tigré, a ONU e autoridades etíopes fecharam dois acordos para o acesso humanitário àquela região, bem como para realizar missões conjuntas de avaliação, embora, até o momento, os mesmos não tenham sido concretizados.

A pedido de Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Bélgica e Estônia, o Conselho de Segurança realizou esta manhã uma videoconferência informal sobre a situação humanitária no Tigré. Segundo a ONU, quase 50 mil habitantes daquela região fugiram para o vizinho Sudão e outros 65 mil se espalharam pelo interior da Etiópia.

audima