(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

À espera do resultado eleitoral em Gana, conflitos deixam cinco mortos


09/12/2020 12:25

Pelo menos cinco pessoas morreram, e 17 ficaram feridas, em incidentes violentos em Gana, que espera em um ambiente tenso os resultados das eleições presidencial e legislativas de segunda-feira passada.

Nas últimas 48 horas, houve "21 incidentes violentos diretamente relacionados às eleições", disse a polícia do país africano em um comunicado divulgado em sua conta no Twitter.

Em seis desses incidentes, houve disparos, causando cinco mortos e 17 feridos.

Na quarta-feira ao meio-dia o resultado da votação ainda não era conhecido, e as declarações feitas entre os dois principais candidatos se endureceram. Ambos se acusam, mutuamente, de serem "antidemocráticos" e de "jogarem um jogo perigoso".

A comissão eleitoral de Gana pediu ao país que seja "paciente".

Até agora, foram divulgados os resultados de sete das 16 regiões, com o candidato da oposição, John Maham, assumindo a liderança sobre o atual presidente Nana Akufo-Addo, que busca seu segundo mandato.

Embora tenha sido anunciado que os resultados poderiam ser anunciadostos em 24 horas, como aconteceu nas últimas eleições, a comissão se retratou nesta quarta-feira, culpando as fortes chuvas que caíram em algumas áreas pelo atraso.

A expectativa é que os resultados sejam muito apertados nesta eleição, em que os dois principais favoritos são o atual presidente Nana Akufo-Addo, de 76 anos, candidato do NPP (Novo Partido Patriótico), e seu predecessor, John Mahama, de 62, líder do opositor NDC (Congresso Nacional Democrático).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)