(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vale adia venda da fábrica de níquel na Nova Caledônia


04/12/2020 09:37

A mineradora brasileira Vale decidiu adiar a polêmica venda de uma planta de níquel na Nova Caledônia, a pedido das autoridades locais - informaram a empresa e fontes políticas nesta sexta-feira (4).

Proprietária de uma fábrica de níquel e cobalto no sul do arquipélago, localizada ao lado da riquíssima jazida de Goro, a gigante brasileira perdeu bilhões de dólares e quer se retirar da Nova Caledônia, um território francês.

"Não há nada estabelecido, mas as portas estão abertas. É uma coisa boa para o nosso país", disse o deputado Philippe Gomes (UDI), que integra uma comissão para procurar outros possíveis compradores, com intervenção de atores locais.

A comissão pediu o adiamento da assinatura do acordo de venda previsto entre a Vale e um consórcio internacional liderado pela "trader" de matérias-primas Trafigura.

Em nota, a Vale-NC disse ter aceitado "adiar sua decisão" por alguns dias para "avançar" na possibilidade de uma venda com participação de acionistas da Nova Caledônia.

A questão da fábrica é muito sensível e a comissão, que reúne industriais, políticos, sindicalistas e lideranças tradicionais, busca um "compromisso" que incluiria a participação do Estado.

Alguns grupos políticos, como os independentistas FLNKS, defendem outras opções de compra, alegando que a oferta da Trafigura representa um saque dos recursos do país por parte das multinacionais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)