(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fotógrafo é ferido em protestos em Paris; RSF denuncia violência policial


28/11/2020 21:43

A ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denunciou neste sábado (28) a violência "inaceitável" das forças de segurança contra um fotógrafo sírio, ferido durante as manifestações contra a lei de Segurança Global e a repressão policial que se seguiu em Paris.

Colaborador da Polka Magazine e da AFP, Ameer al Halbi, de 24 anos, que cobria a manifestação na praça da Bastilha como fotógrafo independente, "foi ferido no rosto por um golpe de cassetete", afirmou no Twitter Christophe Deloire, secretário-geral da RSF.

"Toda a nossa solidariedade a Ameer Al Halbi. Esta violência policial é inaceitável. Ameer veio da Síria para a França para se refugiar, como vários outros jornalistas sírios. O país dos direitos humanos não tem que ameaçá-los, senão protegê-los", tuitou.

Deloire também publicou uma imagem do fotógrafo com a cabeça enfaixada e o nariz ensanguentado em um leito de hospital, uma foto da fotojornalista independente Gabrielle Cezard.

Cezard estava com Ameer Al Halbi e disse que o perdeu de vista no momento da repressão policial em uma ruela.

"Estávamos identificados como fotógrafos e todos colados na parede. Gritamos 'Imprensa! Imprensa!' Havia projéteis do lado dos manifestantes. Depois, a polícia atacou com cassetetes", contou Cezard à AFP.

"Ameer era o único fotógrafo que não usava capacete, nem braçadeira. O perdi de vista e depois o encontrei entre as pessoas, com o rosto ensanguentado e todo enfaixado", disse.

Segundo Dimitri Beck, diretor de fotografia da revista Polka, que segue Ameer desde sua chegada à França, há quase três anos, os agentes da força pública quebraram-lhe o nariz e provocaram um corte na altura de sua sobrancelha, e por isso foi levado ao hospital.

Al Halbi, que ganhou vários prêmios internacionais, entre eles o segundo prêmio na categoria "Spot News" do World Press Photo em 2017, cobriu a guerra em Aleppo, norte da Síria, para a AFP.

Na competição de Bayeux (que premia anualmente os melhores trabalhos de correspondentes de guerra), ganhou o prêmio "Olhar dos jovens de 15 anos" por uma foto tirada para a AFP de dois homens com bebês nos braços, caminhando por uma rua em ruínas em Aleppo. Em Paris, ele fez um curso na escola de fotografia Speos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)