(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Cada passo conta': OMS apresenta seu novo guia para exercícios físicos


25/11/2020 21:18

A maioria das pessoas no mundo não faz exercícios suficientes, uma situação agravada pela pandemia do coronavírus, disse a OMS nesta quinta-feira (25), que pediu que cada pessoa, independentemente de suas capacidades físicas, se mova mais.

Em uma nova versão de suas diretrizes de exercícios físicos, a Organização Mundial da Saúde observou que os exercícios são essenciais para o corpo e a mente, enquanto um estilo de vida sedentário pode ter consequências graves.

Acrescentou ainda que cerca de cinco milhões de mortes poderiam ser evitadas a cada ano se a população fosse mais ativa.

"Ser fisicamente ativo é vital para a saúde e o bem-estar, pode dar anos à vida e vida aos anos", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado.

Atividade física frequente é a chave para prevenir e tratar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.

Também reduz os sintomas da depressão e a ansiedade, o declínio cognitivo, e melhora a memória e a saúde geral do cérebro.

Para alcançar esses benefícios, a OMS recomenda que os adultos façam entre duas horas e meia e cinco horas semanais de exercícios aeróbicos moderados, enquanto a média para crianças e adolescentes deve ser de pelo menos uma hora por dia.

A OMS ressaltou que uma vida ativa traz benefícios para qualquer pessoa, para além de suas capacidades físicas. "Cada passo conta", afirmou Ghebreyesus.

Ele alertou, no entanto, para o impacto negativo que a pandemia de covid-19 está tendo sobre a prática regular de exercícios físicos. Mesmo que não haja estatísticas, está claro que as medidas de confinamento obrigaram muitos a interromper suas atividades físicas.

"E se não permanecermos ativos, corremos o risco de criar outra pandemia."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)