(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Espanha vacinará primeiro idosos e funcionários de lares de repouso


24/11/2020 12:37 - atualizado 24/11/2020 12:46

A Espanha vacinará primeiro as pessoas que vivem e trabalham em lares de idosos, um grupo duramente afetado pela pandemia de coronavírus, segundo um plano anunciado nesta terça-feira pelo governo.


De acordo com esse plano, as vacinas começarão a ser distribuídas em janeiro, a depender de sua autorização, e à medida que aumentam os estoques, grupos mais vulneráveis serão imunizados, como pessoal da saúde e pessoas dependentes.


"Na primeira etapa vamos focar nas pessoas mais vulneráveis, esse seria um grupo de cerca de 2,5 milhões de pessoas", disse o ministro da Saúde, Salvador Illa, em entrevista coletiva.


"Será uma vacina gratuita que será administrada através do sistema nacional de saúde" e a sua aplicação "será voluntária", afirmou o ministro.


O governo não divulgou um número oficial, mas de acordo com um esboço de um grupo de trabalho sobre esses centros publicado pelo jornal El País, entre março e junho mais de 20.000 pessoas morreram em lares para idosos e deficientes, número que inclui casos comprovados de covid e falecidos com sintomas compatíveis.


Em algumas regiões, como Madri, os tribunais estão processando denúncias de suposta má administração de lares de idosos.


O plano de vacinação visa imunizar "uma parte muito significativa da população" durante o primeiro semestre de 2021, segundo o presidente do governo, o socialista Pedro Sánchez.


A Espanha terá doses suficientes durante 2021 para vacinar toda a sua população de 47 milhões de pessoas, explicou o ministro Illa.


Oficialmente, a Espanha registrou quase 1,6 milhão de casos e mais de 43.000 mortes, mas este último número inclui apenas as mortes por covid confirmadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)