(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump parece reconhecer derrota eleitoral e depois volta atrás


15/11/2020 21:49

Oito dias após o anúncio dos resultados da eleição presidencial nos Estados Unidos, Donald Trump pareceu reconhecer sua derrota, em um tuíte publicado neste domingo, mas não demorou a voltar atrás e repetir sua denúncia de fraude em massa, sem apresentar provas.

"Ele venceu porque a eleição foi fraudada", tuitou o presidente na manhã deste domingo, referindo-se ao adversário, Joe Biden, ex-vice-presidente de Barack Obama. Trump retomava, assim, sua hipótese de fraude em massa, embora as duas primeiras palavras de sua postagem ("Ele ganhou") tenham chamado a atenção, por ter sido a primeira vez que o presidente as pronunciou após o anúncio dos resultados.

O recém-nomeado chefe do futuro gabinete de Biden, Ron Klain, disse à rede NBC que o comentário de Trump era "mais uma confirmação da realidade de que Joe Biden venceu as eleições. Se o presidente está preparado para começar a reconhecer esta realidade, isso é positivo."

Pouco mais de uma hora depois, e frente a uma avalanche de reações após sua mensagem, ele continuou energicamente, mas com outro sentido. "Apenas ganhou sob os olhos da MÍDIA FAKE NEWS", acrescentou.

"Eu não reconheço NADA! Ainda temos um longo caminho a percorrer. A eleição foi FRAUDADA!", acrescentou o presidente em exercício, que falhou à reeleição, ao contrário dos seus três antecessores Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton.

Várias dessas mensagens foram sinalizadas pelo Twitter com o aviso: "Essa afirmação de fraude eleitoral é controversa."

- 'Danos' -

Desde 3 de novembro, quando ainda não se conheciam todos os resultados, Trump adotou uma postura muito beligerante, prometendo uma verdadeira guerra judicial. Mas assim que a vitória de Joe Biden foi divulgada em 8 de novembro, a maioria dos líderes mundiais parabenizaram o democrata, reforçando a ideia de que ninguém - nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar - levava a sério as ações legais tomadas pela equipe Trump.

Com a falta de provas que corroborem sua hipótese de que houve fraude, a maioria dessas acusações foram rejeitadas pelos tribunais. Ainda assim, Trump insiste em que provará a fraude e prevalecerá nos tribunais. "Em breve, apresentaremos nossos grandes casos que mostram a inconstitucionalidade das eleições de 2020 e as coisas indignas que foram feitas para alterar seu resultado", tuitou.

Os resultados de todos os estados já foram divulgados pelas grandes emissoras do país. Biden obteve 306 votos eleitorais, contra 232 do presidente republicano: exatamente os mesmos números, mas ao contrário, como na vitória do magnata republicano - então descrito por ele como um "maremoto" - contra Hillary Clinton, em 2016.

Autoridades eleitorais locais e nacionais, incluindo a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (Cisa), que responde ao Departamento de Segurança Nacional, rebateram as acusações de irregularidades feitas pelo presidente.

"A eleição de 3 de novembro foi a mais segura da história dos Estados Unidos", anunciaram em um comunicado conjunto. "Não há evidências de um sistema de votação que tenha apagado, perdido ou alterado as cédulas, ou que foi hackeado de alguma forma".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)