(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Frente Polisário afirma que mobiliza "milhares de voluntários" no Saara Ocidental


15/11/2020 18:13

Um dirigente da Frente Polisário, um movimento independentistasaharaui, disse neste domingo (15) que está mobilizando "milhares de voluntários" para se juntarem às forças armadas saharauis, em reação às fortes tensões com o Marrocos na fronteira com a Mauritânia.

"Milhares de voluntários, entre os que concluíram a sua formação, estão chegando às regiões militares", declarou Mohamed Salem Ould Salek, chefe da diplomacia da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), à AFP.

Em 1976, a RASD foi proclamada pelos independentistas da Frente Polisario.

"Centenas de outras pessoas aumentam as filas das escolas militares", acrescentou Ould Salek.

Este oficial comentou sobre "combates que continuam a aumentar" ao longo do muro de defesa marroquino que divide o Saara Ocidental.

No entanto, não forneceu detalhes e não foi possível verificar essas alegações por fontes independentes.

O Marrocos lançou uma operação militar na zona tampão de Guergerat na última sexta-feira para reabrir a estrada que leva à vizinha Mauritânia, após um bloqueio de três semanas.

O tráfego foi reaberto no sábado.

Em reação, a Frente Polisario decretou "um estado de guerra" e o fim do cessar-fogo assinado em 1991 sob os auspícios da ONU.

Os independentistas saharauis indicam "ataques" - sem dar detalhes - ao longo do muro de defesa marroquino de 2.700 quilômetros que separa o Saara Ocidental.

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, conversou por telefone neste domingo com seus homólogos marroquinos, Naser Burtia, e argelino, Sabri Bukadum.

Borrell ressaltou "a importância primordial de vigiar o respeito aos acordos de cessar-fogo", segundo informou um comunicado, no qual foi indicado que o ministro das Relações Exteriores marroquino garantiu a vontade do seu país de respeitar os acordos de paz.

O chefe da diplomacia europeia acrescentou esperar uma "retomada rápida" das negociações entre as autoridades marroquinas e saharauis que estão paralisadas desde março de 2019.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)