(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Assessor mais influente e polêmico de Boris Johnson vai deixar o governo


13/11/2020 10:18

O muito influente e controverso "assessor especial" do primeiro-ministro britânico, Dominic Cummings, estrategista da vitória eleitoral de Boris Johnson e da campanha a favor do Brexit, anunciou que deixará o governo até o fim do ano.

Cummings negou, no entanto, em declarações à BBC, ter sido levado a deixar o governo pela crise política que sacudiu esta semana Downing Street após a renúncia do diretor de Comunicação e um de seus grandes aliados, Lee Cain.

"Os boatos sobre minhas ameaças de demissão são inventados", afirmou, antes de destacar que sua saída estava prevista desde o início do ano: "Minha posição não mudou desde meu blog de janeiro", disse, ao recordar que anunciou o desejo de tornar-se "desnecessário" no Executivo até o fim de 2020.

As disputas internas em Downing Street provocaram a renúncia de Cain na quarta-feira, depois de que, segundo a imprensa, figuras importantes do Partido Conservador, incluindo a companheira do primeiro-ministro, Carrie Symonds, expressaram oposição a sua nomeação como chefe de gabinete de Johnson.

Cummings, 48 anos, reconhecido estrategista político sem filiação partidária, conhecido por não parar diante de nada para alcançar seus objetivos, é considerado o idealizador da grande vitória eleitoral de Johnson nas legislativas de dezembro do ano passado.

Antes, no referendo de 2016, ele liderou a estratégia de comunicação da campanha a favor do Brexit, vencida com uma campanha agressiva e eficaz centrada nas redes sociais, que permitiu levar sua mensagem aos britânicos habitualmente desinteressados por política e que geralmente não votam.

Desde que assumiu o influente cargo de "assessor especial", no entanto, muitos questionam se as táticas que funcionam em campanhas eleitorais podem ser aplicadas também na gestão governamental.

Cummings ganhou muitos inimigos entre altos funcionários por seu desejo de remodelar o funcionalismo público e dentro do Partido Conservador era acusado por alguns de tomar as decisões no lugar de Johnson.

- "Psicopata profissional" -

"Os assessores vêm e vão", disse o ministro dos Transportes, Grant Shapps, ao canal Sky News. "Vamos sentir falta dele, mas evoluiremos para uma fase diferente", completou, em referência ao fim, em 31 de dezembro, do período de transição que conclui o Brexit, considerado como a grande missão de Cummings.

O ator britânico Benedict Cumberbatch interpretou Cummings no filme para TV de 2019 "Brexit: The Uncivil War", que o retrata como um agitador que é fã das táticas descritas pelo estrategista militar chinês do século V a. C. Sun Tzu em "A arte da guerra".

Franco e distante, Cummings foi rotulado de "psicopata profissional" pelo ex-primeiro-ministro conservador David Cameron e também foi comparado a Steve Bannon, o polêmico ex-conselheiro do presidente Donald Trump.

Conhecido por seus trajes descuidados compostos por moletons e gorros de lã, com os quais é regularmente fotografado ao chegar ao famoso número 10 de Downing Street, onde fica o escritório do primeiro-ministro, ele protagonizou alguns escândalos.

Em março de 2019 foi considerado culpado de ofensa ao Parlamento por negar-se a comparecer a uma comissão que investigava a divulgação de notícias falsas durante a campanha do referendo do Brexit.

Cummings defendeu sua atitude e afirmou, com desdém, que a comissão tinha "mais interesse na encenação que em buscar a verdade".

Um ano depois ele fez uma polêmica viagem de 400 km, de Londres até sua cidade natal no nordeste da Inglaterra, quando o país estava em pleno confinamento, com uma proibição estrita de deslocamentos.

Os críticos afirmaram que o "assessor especial" se considerava acima dos demais e ignorava as regras impostas aos britânicos devido à pandemia, o que contribuiu para derrubar a popularidade de Johnson nas pesquisas.

Mas o primeiro-ministro deu por encerrada a polêmica ao afirmar que a polícia não adotaria nenhuma ação e que ele tinha a intenção de traçar um limite ao assunto. E na ocasião ele conseguiu evitar a saída de Cummings do governo, que havia sido solicitada por 40 deputados de seu partido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)