(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição armênia se mobiliza contra o acordo em Nagorno Karabakh


11/11/2020 10:25

A oposição armênia se mobiliza nesta quarta-feira (11) contra o primeiro-ministro, que acusa de ter traído o país com o acordo de cessar-fogo em Nagorno Karabakh, no qual aceitou a devolução de vastos territórios para o inimigo Azerbaijão.

Em paralelo, os primeiros soldados das forças de paz russas foram enviados para a área do conflito, nos arredores da área que ainda está sob controle armênio no Azerbaijão, após seis semanas de combates mortais, os mais graves desde a guerra dos anos 1990.

Entre 2.000 e 3.000 manifestantes, simpatizantes da oposição, se reuniram até o meio-dia em Yerevan, segundo um correspondente da AFP.

Vários deles, incluindo figuras políticas como o líder do partido Armênia Próspera, foram detidos no início do protesto. Mas, no final, a polícia permitiu que a manifestação, apesar de o ato não estar autorizado por causa da lei marcial em vigor no país desde o final de setembro.

"Não poderão prender todo o país", gritou em um megafone o deputado do partido Armênia Próspera Arman Abovian, enquanto a multidão gritava frases contra o primeiro-ministro Nikol Pashinyan, a quem acusam de ter se rendido.

"São cúmplices dos turcos, não os apoiem", disse Arthur Vanetsian, um ex-líder dos serviços de inteligência, em alusão à Turquia, inimigo ancestral e aliado do Azerbaijão.

- Envio de soldados russos -

O acordo assinado na terça-feira consolida importantes vitórias militares do Azerbaijão na região montanhosa, após combates que deixaram cerca de 1.500 mortos.

O primeiro-ministro armênio Pashinyan defendeu sua decisão nesta quarta-feira, alegando que a assinatura do cessar-fogo era a única forma de preservar a sobrevivência da república autoproclamada de Nagorno Karabakh, embora esta tenha sido diminuída e enfraquecida.

"Conservamos o que não conseguiríamos conservar se os combates continuassem", afirmou Pashinyan em um vídeo publicado no Facebook.

O anúncio do acordo levou centenas de cidadãos indignados a invadir a sede do governo e do Parlamento armênio na terça-feira, enquanto no Azerbaijão as manifestações foram de alegria.

O acordo prevê que Baku retome o controle de sete distritos azerbaijanos vizinhos de Nagorno Karabakh e o envio das forças de paz russas.

Além disso, o Azerbaijão também conquistou alguns territórios do norte e do sul da república separatista.

As terras que estão sob controle armênio estarão conectadas com a Armênia apenas pelo corredor de Lachin, de cinco quilômetros, que tornou-se sua única via de abastecimento, para onde os primeiros soldados russos foram enviados nesta quarta-feira.

Segundo indicou em um comunicado o general russo Serguei Rudski, quase de 400 dos 1.960 soldados das forças de paz russas que serão implantadas nos próximos dias já chegaram à Armênia.

Com o acordo, que não prevê nenhuma solução favorável para a questão de Nagorno Karabakh, o presidente russo Vladimir Putin consolidou sua posição no Cáucaso Sul, reforçando a dependência da Armênia em relação à Rússia e enviando pela primeira vez tropas ao território azerbaijano.

A Turquia, um importante aliado de Baku, também ganhou influência e desempenhará um papel de vigilante da aplicação do cessar-fogo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)