(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Milhares deixam suas casas por chegada iminente de novo tufão nas Filipinas


11/11/2020 09:25

Cerca de 50.000 pessoas receberam a ordem de evacuação de suas casas nas Filipinas nesta quarta-feira (11) devido à ameaça de um novo tufão, o terceiro em menos de três semanas, informou Alexis Naz, porta-voz regional da Defesa Civil.

A tempestade Vamco chegará na área da ilha de Catanduanes, devastada há duas semanas pelo tufão Goni, e tocará terra na noite desta quarta ou na primeira hora de quinta-feira na ilha de Luzon, a mais populosa do arquipélago.

São esperados ventos fortes e chuvas torrenciais em várias áreas do centro e do sul de Luzon, segundo a agência meteorológica filipina.

A região de Bicol, ao sul de Luzon, que está justamente na trajetória prevista de Vamco, ainda não se recuperou dos tufões Molave e Goni, que deixaram milhares de pessoas sem casa e provocaram graves inundações.

Partes inteiras desta região continuam sem energia elétrica e os serviços de telecomunicações continuam fora do ar ou muito limitados. No entanto, cerca de 400.000 pessoas conseguiram ser evacuadas antes da chegada de Goni, o que permitiu salvar inúmeras vidas.

"Estávamos começando a nos recuperar e chega o Vamco", lamentou o governador da ilha de Catanduanes, Joseph Cua, em declarações à televisão ABS-CBN.

Os filipinos são afetados todos os anos por uma média de 20 tempestades tropicais e tufões.

Em 2013, o tufão Haiyan deixou mais de 7.300 mortos, principalmente na cidade central de Tacloban, que ficou submersa em ondas gigantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)