O presidente francês, Emmanuel Macron, conversou pela primeira vez na tarde desta terça-feira (10) com o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem espera colaborar sobre grandes temas internacionais, anunciou o Palácio do Eliseu.
Leia Mais
Batalha política pela vacina é retomada no Brasil após suspensão de testesEm plena pandemia, Suprema Corte avalia programa de saúde da era ObamaTendência de alta de casos diários de covid preocupa autoridades de EUA e EuropaEsta curta entrevista de dez minutos ocorre quatro dias após o anúncio da vitória, no sábado, do democrata sobre Donald Trump.
Emmanuel Macron, que chegou ao poder em 2017, nunca tinha conversado com Joe Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama entre 2008 e 2016.
Assim como a maioria dos outros dirigentes europeus, Macron o cumprimentou no sábado, pedindo para agirem "juntos" para "enfrentar os desafios atuais".
Joe Biden começou as entrevistas com dirigentes estrangeiros na segunda-feira com um contato do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.
Ele também se entrevistou na terça-feira com o premier britânico, Boris Johnson, que se mostrou impaciente por "reforçar a associação" entre o Reino Unido e os Estados Unidos, e com a chanceler alemã, Angela Merkel.