(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE assinará 'em breve' contratos de até 300 milhões de doses de vacina da Pfizer


09/11/2020 18:55

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, elogiou nesta segunda-feira (9) os resultados promissores de uma vacina das empresas Pfizer e BioNTech contra a covid-19, e adiantou que "em breve" pode assinar contratos de "até 300 milhões de doses".

"Boas notícias da Pfizer e BioNTech sobre resultados bem-sucedidos de seus últimos ensaios clínicos para uma vacina contra a covid", escreveu Von der Leyen no Twitter, acrescentando que a Comissão "em breve assinará com eles um contrato por até 300 milhões de doses".

Em 9 de setembro, a Comissão anunciou um acordo para reservar 200 milhões de doses da vacina desenvolvida por esses laboratórios, com uma opção de 100 milhões de doses adicionais.

A declaração de Von der Leyen - que foi repetida pela Comissária de Saúde, Stella Kyriakides - sugere que a UE escolherá essa opção das doses adicionais para um total de 300 milhões.

"A ciência europeia funciona!", celebrou Von der Leyen.

Nesta segunda-feira, os dois laboratórios anunciaram que nos testes realizados sua vacina mostrou uma eficácia em 90% dos casos, abrindo com isso uma esperança de conseguir controlar a pandemia de covid-19 na primeira metade de 2021.

No entanto, pouco depois desse anúncio a Agência Europeia de Medicamentos (AEM) afirmou que ainda está analisando os resultados apresentados pela Pfizer e BioNTech, embora não tenha recebido ainda os "dados clínicos".

"Através de revisões escalonadas, a AEM pode avaliar excepcionalmente as informações, à medida em que elas forem disponibilizadas, antes de sua autorização de lançamento no mercado", disse uma porta-voz da AEM.

Esta fonte acrescentou que a agência avaliava "um segundo grupo" de informação relacionada à qualidade da vacina e os ingredientes usados para produzi-la.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)