(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EUA E ISRAEL

Netanyahu parabeniza Biden por eleição: ''Grande amigo de Israel''

Primeiro-ministro do país do Oriente Médio disse que relação com presidente eleito é ''longa e calorosa''


08/11/2020 10:24 - atualizado 08/11/2020 10:41

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parabenizou Joe Biden pela vitória(foto: Ronen Zvulun/AFP)
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parabenizou Joe Biden pela vitória (foto: Ronen Zvulun/AFP)

 

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parabenizou Joe Biden pela vitória nas eleições dos Estados Unidos neste domingo (8). O recado do premier do país do Oriente Médio foi dado pelo Twitter.

 

 

 

"Parabéns Joe Biden e Kamala Harris. Joe, nós temos uma longa e calorosa relação pessoal de quase 40 anos, e eu sei que você é um grande amigo de Israel. Estou ansioso para trabalhar com vocês dois para fortalecer ainda mais a especial aliança entre os EUA e Israel", escreveu Netanyahu.

 

O primeiro-ministro, porém, mantém uma foto ao lado de Trump na capa do seu perfil no Twitter. Após cumprimentar Biden, ele agradeceu o republicano pela "amizade".

 

 

 

"Obrigado, Donald Trump, pela amizade que você mostrou com o estado de Israel e comigo pessoalmente, por reconhecer Jerusalém e Golan, por se levantar contra o Iran, pelos históricos acordos de paz (com o Bahrein e os Emirados Árabes) e por levar a aliança americana-israelense a escalões inimagináveis", digitou Netanyahu.  

 

Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a independência de Israel em 1948. Naquela ocasião, a declaração foi feita pelo então presidente Harry Truman.

 

Desde então, os dois países mantêm relações diplomáticas próximas. Israel é o principal apoiador dos EUA no Oriente Médio historicamente.

 

Além disso, os dois países sustentam relações militares estreitas há anos. O exército israelense, por exemplo, é abastecido por equipamentos militares dos EUA.

 

Reconhecimento

 

Diversos países ao redor do globo cumprimentaram Joe Biden pela vitória sobre Donald Trump desde sábado (7).

 

Na América Latina, apenas México, Cuba, Nicarágua e El Salvador, além do Brasil, não se manifestaram até a publicação dessa matéria.

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus filhos fizeram lobby durante todo o pleito pela reeleição do aliado Donald Trump, apesar do republicano nunca ter visitado o Brasil durante seu mandato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)