(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestante e ativista morrem a tiros no Iraque


06/11/2020 17:07

Um manifestante e um ativista de um movimento de protesto antigovernamental foram mortos a tiros no Iraque, informaram fontes médicas e policiais nesta sexta-feira.

Omar Fadhel, um jovem que se manifestava em Basra, no sul do país, morreu na sexta-feira depois de receber pelo menos um tiro em confrontos entre centenas de manifestantes e forças antimotim, disseram fontes médicas da cidade.

O Ministério do Interior confirmou a morte.

Ele é o primeiro manifestante morto desde que o movimento de protesto antigovernamental no Iraque tentou se reativar desde outubro, depois que o movimento de protesto começou há um ano.

Da mesma forma, um dos ativistas do grupo de aposentados que aderiu à revolta que começou em outubro de 2019 foi "morto por homens a bordo de um veículo armado com pistolas munidas de silenciador, enquanto dirigia seu carro" a leste de Bagdá, informou a AFP de uma fonte médica.

O movimento de protesto foi ofuscado pelas tensões entre o Irã e os Estados Unidos e, mais tarde, pela pandemia covid-19, mas deixou cerca de 600 mortos e 30.000 feridos.

Estes confrontos de rua são um teste para o novo primeiro-ministro Mustafa al Kazimi, que pediu às forças da ordem que se contenham face à violenta repressão do seu antecessor no ano passado, que ainda está na memória dos manifestantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)