(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Biden tem 126 votos no colégio eleitoral contra 89 para Trump, diz imprensa

Os primeiros resultados, com base em projeções da imprensa americana, atribuem até o momento vitória a Trump em 13 estados, incluindo Indiana, Kentucky, Tennessee e Virgínia Ocidental - estados em que ele venceu em 2016


03/11/2020 23:55 - atualizado 04/11/2020 00:14

Observadores esperam que a corrida à Casa Branca acabe sendo definida em um punhado de estados considerados campos de batalha nestas eleições(foto: JIM WATSON, Brendan Smialowski / AFP )
Observadores esperam que a corrida à Casa Branca acabe sendo definida em um punhado de estados considerados campos de batalha nestas eleições (foto: JIM WATSON, Brendan Smialowski / AFP )
O presidente republicano Donald Trump e seu adversário, o democrata Joe Biden, disputam voto a voto para chegar - ou permanecer - na Casa Branca, com o fechamento gradual das seções em todos os Estados Unidos e tendo à frente uma longa noite de espera por resultados.


Os primeiros resultados, com base em projeções da imprensa americana, atribuem até o momento vitória a Trump em 13 estados, incluindo Indiana, Kentucky, Tennessee e Virgínia Ocidental - estados em que ele venceu em 2016.


Biden venceu em 11 estados, incluindo seu reduto, Delaware, e Nova York, com seus 29 votos ao colégio eleitora, e o Distrito de Columbia, com 3 votos, mas com importância simbólica porque é onde fica a capital americana.


Até o momento, Biden tem 126 votos no colégio eleitoral contra 89 de Trump. São necessários 270 dos 538 votos no colégio eleitoral para se eleger presidente dos Estados Unidos.


As seções eleitorais começaram a fechar às 18h locais de Washington, DC (20h de Brasília), e uma hora depois no estado-chave da Geórgia e em outros cinco: Kentucky, Carolina do Sul, Vermont, Virgínia e Indiana.


As últimas fecharão à 01h local (03h de Brasília).


O nome do vencedor não será conhecido na noite desta terça, devido à grande quantidade de votos emitidos pelo correio e cuja contagem em alguns estados poderá demorar.


Observadores esperam que a corrida à Casa Branca acabe sendo definida em um punhado de estados considerados campos de batalha nestas eleições.


Além da Geórgia, poderão definir a eleição presidencial Pensilvânia, Flórida, Carolina do Sul, Arizona e Michigan.


Confira a seguir uma lista de estados conquistados por cada candidato e o número correspondente de votos no colégio eleitoral, com base em projeções da imprensa americana:


BIDEN (126)


Colorado (9)


Connecticut (7)


Delaware (3)


Distrito de Columbia (3)


Illinois (20)


Maryland (10)


Massachusetts (11)


Nova York (29)


Nova Jersey (14)


Rhode Island (4)


Vermont (3)


Virgínia (13)


TRUMP (89)


Alabama (9)


Arkansas (6)


Dakota do Norte (3)


Dakota do Sul (3)


Indiana (11)


Kentucky (8)


Louisiana (8)


Mississípi (6)


Oklahoma (7)


Tennessee (11)


Virgínia Ocidental (5)


Wyoming (3)

 

(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)

Acompanhe a apuração nos EUA

Como funciona o Colégio Eleitoral?

Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.

Sistema eleitoral complexo é desafio

Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.

Planos de governo de Trump e Biden

Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.

O que muda para o Brasil?

Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)