(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRECAUÇÃO

Dias antes de eleição, Washington se protege por medo de distúrbios

Várias lojas no centro de Washington protegeram suas vitrines com tábuas de madeira devido ao temor das manifestações que poderiam surgir durante ou depois do dia das eleições


31/10/2020 16:37 - atualizado 31/10/2020 18:01

Tapumes protegem uma loja da Starbucks perto da Casa Branca, em Washington(foto: Alex Edelman/AFP)
Tapumes protegem uma loja da Starbucks perto da Casa Branca, em Washington (foto: Alex Edelman/AFP)
Barulho de martelos, furadeiras e serras em ação: essa é a trilha sonora da capital americana dias antes das eleições presidenciais.


No fim de semana, um grande número de lojas no centro de Washington protegeu suas vitrines com tábuas de madeira devido ao temor das manifestações que poderiam surgir durante ou depois do dia das eleições, na terça-feira.


Equipes de trabalhadores são vistas a cada esquina, em torno dos edifícios de escritórios no centro da cidade, em um sinal do nervosismo que domina o país com a aproximação da eleição.


Em caso de uma disputa acirrada e atrasos nos resultados, alguns temem cenários catastróficos em que os apoiadores de ambos os candidatos saiam às ruas para exigir a retirada do adversário, ou até mesmo peguem em armas.


E o presidente Donald Trump, que busca um segundo mandato, não tranquilizou os ânimos ao se recusar diversas vezes a deixar claro se, caso seja derrotado em 3 de novembro, entregará o cargo pacificamente.

 


"É melhor prevenir"


Sean Anger, gerente de obras de uma empresa nas proximidades de Maryland, diz que tem estado ocupado construindo barricadas em pelo menos 20 prédios nos últimos dias. Um serviço que custa milhares de dólares.


"Fizemos o mesmo na época dos distúrbios, há alguns meses", lembra ele, enquanto seus colegas pregam grandes painéis que eles confeccionam sob medida para as vitrines.


Durante a primavera, grandes manifestações anti-racistas estouraram em Washington e outras cidades dos Estados Unidos, algumas das quais foram marcadas pela violência e resultaram em saques. Muitas das blindagens que estão sendo instaladas agora foram removidas há apenas algumas semanas.


"Tivemos uma janela quebrada na primeira noite dos protestos. Houve danos em toda a rua", lembra Kosta Abatzis, dono de uma loja de roupas masculinas localizada a um quarteirão da Casa Branca.


"Odeio ver isso", diz ele em frente às grandes placas de madeira, "mas é melhor do que ter que passar por todo o processo de trocar" uma janela pela seguradora.


Alexandre Provenzano, proprietário de um salão de cabeleireiro vizinho, também reclama: "Deixamos as tábuas por dois meses e agora vou ter que deixar até janeiro, para a posse (do presidente). É assim que vou passar as festas" de fim de ano.


"É muito difícil trabalhar nestas condições, não dá nem para ver o nome do meu salão", ressalta. No entanto, "é melhor prevenir do que remediar".


"Caos e confusão"


A polícia da capital anunciou o fechamento de ruas em uma ampla área ao redor da Casa Branca nos dias 3 e 4 de novembro.


"Sabemos que algumas pessoas gostariam de criar caos e confusão", disse o prefeito de Washington, Muriel Bowser, em coletiva de imprensa na quinta-feira. "Não temos nenhuma informação específica sobre o assunto, mas estamos preparados para manter a cidade segura", afirmou.


Várias organizações já estão com manifestações planejadas. Uma delas, a Shutdown DC, apresentou uma licença para reunir até 10 mil pessoas na praça Black Lives Matter, em frente à Casa Branca, na noite de 3 de novembro. Entre música e discursos, um telão com o resultado das eleições está previsto para o evento.


Mas, prevendo possíveis confrontos, a organização também realizou treinamentos com seus membros, abordando temas como interações com a polícia e outros grupos de manifestantes e técnicas para reduzir a violência.


"Estamos nos preparando há muito tempo", contou Hope Neyer, assessora de imprensa do Shutdown DC, à AFP. "Infelizmente, estamos dispostos a correr riscos porque sabemos a importância deste momento", destacou.

 

(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)
(foto: Frederic J. BROWN/AFP - 26/10/20)

Acompanhe a apuração nos EUA

Infográfico interativo da AFP acompanha em tempo real a apuração. Votos nos centros eleitorais são contados automaticamente e, na maioria dos casos, os resultados são anunciados horas ou até minutos, após o fechamento das urnas. Mas os votos por correio, que cresceram muito acima a média este ano, implicam um processo trabalhoso, no qual cada estado tem regras próprias.



Como funcionam as eleições nos EUA?

Os 538 integrantes do chamado Colégio Eleitoral se reúnem nas respectivas capitais de seus estados a cada quatro anos após a eleição para designar o vencedor. Para vencer, um candidato à presidência deve obter a maioria absoluta dos votos do Colégio: 270. Saiba como funcionam os colégios eleitorais.

Sistema eleitoral complexo é desafio

Pandemia de COVID-19 aumentou votação pelo correio ou antecipado, o que representa um desafio técnico, humano e também legal em milhares de jurisdições. Saiba o que pode dar errado na apuração dos votos nos EUA.

Planos de governo de Trump e Biden

Confira as principais propostas de governo de Trump e Biden para os Estados Unidos e o mundo neste infográfico interativo. Separamos oito assuntos-chave para mostrar quais são os projetos dos republicanos e dos democratas.

O que muda para o Brasil?

Vitória do democrata ou do republicano terá implicações sobre o aprofundamento das relações comerciais bilaterais entre os países, sobre a política externa brasileira e o posicionamento político ideológico de Jair Bolsonaro no âmbito internacional, avaliam especialistas em política externa. Entenda o que muda para o Brasil.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)