(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deslizamento deixa nove mortos e 35 feridos em El Salvador


30/10/2020 17:55

Uma enxurrada de água, lama e rochas deixou nove mortos, 35 desaparecidos e 135 casas soterradas em uma comunidade rural ao norte da capital de El Salvador, castigada por fortes chuvas, informaram as autoridades.

"É uma tragédia a que vivemos na região de Los Angelitos 1 e 2", declarou o ministro do Governo, Mario Durán, ao constatar os danos e gerenciar os trabalhos de resgate.

Durán confirmou que "um total de nove pessoas (mortas) foram encontradas" no trajeto de 4 km que a enxurrada percorreu.

Houve "uma chuva tremenda durante a noite", explicou o funcionário. "133 milímetros de água é impressionante, produziu um deslizamento de terra" que atingiu 135 casas e o número de desaparecidos se mantém em 35 pessoas.

Trezentos socorristas, policiais e militares, dirigiram-se ao local, a 20 km de San Salvador, para coordenar as buscas dos desaparecidos, segundo o ministro.

"Nossa equipe de buscas está fazendo um rastreamento nos quatro quilômetros" do trajeto da enxurrada para procurar possíveis vítimas, disse Durán.

Socorristas evacuaram na zona do desastre umas trinta pessoas que estavam em uma igreja.

O ministro da Defesa, René Francis Merino, informou que a cães das Forças Armadas também trabalham no resgate.

A forte enxurrada de lama, água e rochas gigantescas desceu da parte alta do vulcão de San Salvador e arrastou árvores e casas em sua passagem.

Atingiu uma rodovia vizinha até chegar a um precipício que corta o centro de Nejapa, cidade de 30.000 habitantes, onde foram reportados danos em casas e foram encontrados os cadáveres.

A Proteção Civil informou que "o acúmulo de água nos solos e a chuva intensa provocaram o colapso de terra na região de El Picacho, no vulcão de San Salvador".

O prefeito de Nejapa, Adolfo Barrios, declarou que a tragédia desta sexta deve levar a "revisar profundamente todo o modelo de desenvolvimento" impulsionado no país.

A autoestrada, que liga a capital a cidades do norte, como Nejapa e Quezaltepeque, foi bloqueada pela enxurrada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)