(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente do PSG absolvido; Valcke escapa de pena de prisão em caso de direitos de TV


30/10/2020 11:49

O presidente da beIN Media e do PSG, Nasser Al-Khelaifi, foi absolvido nesta sexta-feira em um caso de direitos de televisão, enquanto o ex-número dois da Fifa Jérôme Valcke se livrou de uma pena de prisão e foi condenado com 120 dias de multa diária condicional por uma acusação secundária

Os dois foram acusados de estabelecer um pacto pelas costas da Fifa, o que significaria "gestão desleal", com uma possível pena de cinco anos de prisão.

Após 10 dias de audiência em setembro, o MP solicitou 28 meses de prisão para Al-Khelaifi, três anos para Valcke e 30 meses contra um empresário grego, Dinos Deris, que foi absolvido nesta sexta-feira da acusação de "corrupção privada".

Nos três casos, a Promotoria havia solicitado que as penas fossem de uma suspensão parcial.

Para a Promotoria, Valcke vendeu seu apoio a beIN em troca do "uso exclusivo" de uma luxuosa mansão na Costa Esmeralda da Sardenha, comprada para ele por 5 milhões de euros no fim de 2013 por uma empresa que foi brevemente de propriedade de Al-Khelaifi .

O ex-secretário-geral da Fifa admitiu ter pedido a ajuda do dirigente do Catar para financiar a "Villa Bianca", poucos meses antes da assinatura, em abril de 2014, de um contrato entre a beIN e a entidade que administra o futebol mundial pelos direitos no norte da África e Oriente Médio das Copas do Mundo de 2026 e 2030.

Para os réus, totalmente exonerados na questão, os dois episódios não têm qualquer relação: ambos citaram um acordo "privado" e alegaram que pagar subornos não faria sentido porque a beIN, a única empresa na disputa, pagou um valor muito elevado pelo qual a Fifa nunca reclamou.

O grupo catari desembolsou 480 milhões de dólares pelos direitos dos dois Mundiais, 60% a mais que pelas Copas de 2018 e 2022, um contrato que Valcke chamou de "sublime para a Fifa".

Em um segundo processo, Valcke foi condenado a 120 dias de multa diária condicional por "falsificação de documentos", mas foi absolvido da acusação de "corrupção privada", após ter recebido 1,25 milhão de euros de Dinos Deris.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)