Jornal Estado de Minas

Naufrágio de migrantes causou 'ao menos 140 mortes' na costa do Senegal semana passada

"Ao menos 140 pessoas" morreram no naufrágio de uma embarcação de migrantes na semana passada na costa do Senegal, a pior catástrofe deste tipo em 2020, informou nesta quinta-feira (29) a Organização internacional para as Migrações (OIM).

"Ao menos 140 pessoas se afogaram depois que sua embarcação, que transportava cerca de 200 pessoas, afundou na costa do Senegal", indicou a OIM em seu comunicado.





As autoridades senegalesas anunciaram um saldo de ao menos 10 mortos e cerca de 60 migrantes resgatados, embora não tenha fornecido o número de pessoas que estavam a bordo.

"As comunidades locais nos disseram que havia 200 a bordo, portanto há 140 desaparecidos", explicou à AFP uma porta-voz da OIM em Dakar.

Entre 7 e 25 de outubro, a Marinha senegalesa, apoiada pela Guarda Civil espanhola, interceptou cinco embarcações que zarparam rumo à Europa, e resgataram no total 388 pessoas, segundo o governo, que mencionou a detenção de "28 supostos" traficantes.

Uma das embarcações sofreu uma avaria grave, ao ser declarado incêndio em 23 de outubro, em frente a Mbour, mais de 80 km a sudeste de Dakar. O incêndio foi provocado por uma explosão do motor e nos recipientes de combustível a bordo, segundo o governo.

A versão da OIM é diferente.

Membros das comunidades locais informaram à OIM que o barco saiu de Mbour em 24 de outubro e não no dia 23, e que em frente a San Louis, última cidade senegalesa antes da Mauritânia, foi declarado o incêndio. Horas depois, a embarcação virou.

Segundo informações da OIM, o barco tinha como destino as Ilhas Canárias, território espanhol em frente ao Marrocos.

audima