Jornal Estado de Minas

Encontrados 59 corpos em valas clandestinas no centro do México

Um total de 59 corpos foram encontrados em valas clandestinas no estado mexicano de Guanajuato, centro do país, anunciou nesta quarta-feira a Comissão Nacional de Busca por Pessoas (CNB) do governo mexicano.

"Ainda temos mais possíveis pontos positivos, portanto continuaremos trabalhando", informou Karla Quintana, chefe da CNB, sobre a descoberta, feita no município de Salvatierra.





À espera de confirmação da perícia, entre as vítimas haveria de 10 a 15 mulheres. "A grande maioria dos corpos, nos quais ainda há algum tecido ou outro sinal, parece ser de gente muito jovem, incluindo adolescentes", indicou Karla em entrevista coletiva.

A notificação sobre o possível lugar das valas foi recebida há duas semanas. Há oito dias, teve início um trabalho conjunto entre instituições de segurança, tanto estaduais quanto federais.

A escalada da violência em Guanajuato, com grandes instalações energéticas e uma importante indústria pesada, recrudesceu nos últimos meses, com a disputa entre o cartel de Santa Rosa de Lima e o de Jalisco Nova Geração, dedicado tanto ao tráfico de drogas quanto ao de combustível.

Desde dezembro de 2006, quando o governo de então lançou uma operação militar contra as drogas, foram registrados cerca de 300 mil assassinatos no México, segundo cifras oficiais.

audima