Publicidade

Estado de Minas

Ant Group, a formiga que fez um buraco na caverna do Alibaba


27/10/2020 10:25

O grupo chinês Ant, prestes a fazer a maior entrada na Bolsa da história, é um gigante do pagamento eletrônico em casa, mas a marca da formiga azul continua pouco conhecida no exterior.

O Ant Group, que planeja levantar mais de 34 bilhões dólares em uma dupla transação para ser cotada em Hong Kong e Xangai, é uma empresa afiliada ao líder chinês de comércio eletrônico Alibaba. Este grupo foi fundado em 1999 por Jack Ma, o homem mais rico da China.

- Carteira versão 2.0 -

O Ant Group é proprietário da Alipay, uma plataforma de pagamento que se tornou indispensável no dia a dia dos cidadãos chineses.

Este sistema se apresenta na forma de um aplicativo para smartphone. O Alipay permite que o pagamento de compras online diretamente da tela ou, nas lojas, usando QR code.

Seu principal concorrente na China é o WeChat Pay, que pertence à gigante da internet Tencent.

Em apenas alguns anos, as duas plataformas transformaram a China de um país do dinheiro vivo para uma sociedade de pagamentos onlibe.

Mesmo no mercado, a maioria das pessoas compra frutas e vegetais pelo telefone.

- Mais forte que o PayPal -

O Alipay é a maior plataforma de pagamento do mundo.

Presente em mais de 80 milhões de lojas, a cada mês mais de 730 milhões de pessoas utilizam esse sistema, segundo dados divulgados pela empresa.

O Ant afirma que tem um volume de transações anuais de mais de 118 trilhões de iuanes (17 trilhões de dólares), um valor muito superior ao do gigante americano PayPal.

O Alipay também criou o "Yu'e Bao", um fundo de investimento colossal que permite a qualquer pessoa fazer seu dinheiro render pelo celular.

As taxas de juros são muito mais lucrativas do que as dos bancos tradicionais.

O Alipay revolucionou o setor na China, onde cerca de 10% da população não possui conta em banco.

- Formiga azul -

O logotipo da Ant (formiga, em inglês, "mayi" em chinês) é uma formiga azul sorridente, o símbolo por excelência de economia e planejamento.

A utilização desse inseto como imagem do grupo foi claramente imposta, segundo a empresa: "O que é pequeno é bonito, e o que é pequeno é poderoso", explica Ant em sua apresentação.

Criado em 2014, o Ant Group oficialmente se separou do Alibaba há alguns anos. Antes, o grupo se chamava Ant Financial.

- O padrinho Alibaba -

Em duas décadas, o carismático Jack Ma fez do Alibaba um gigante do comércio online, que também inclui cinema, conteúdo de vídeo, um aplicativo móvel de entrega de comida e chegou às lojas tradicionais.

A revolução digital e a ascensão dos serviços online levaram o magnata a repensar a maneira como fazem compras.

Como confiar nas transações entre clientes e comerciantes? A resposta estará na Alipay: a plataforma servirá como intermediária e garantia.

Os vendedores só terão sua remuneração após a entrega da mercadoria e os clientes podem pontuar.

Hoje, as compras são feitas online no Alibaba e pagas por Alipay. Uma ideia que, aparentemente, a princípio não foi bem recebida. "É o sistema mais estúpido que já se viu, ninguém vai usá-lo", teria dito certa vez Jack Ma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade