(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre o número dois de Sadam Hussein


26/10/2020 16:19

Ezzat Ibrahim al Duri - que era o número dois de Saddam Hussein e um dos homens mais procurados pelos Estados Unidos após invadir o Iraque em 2003 - morreu, anunciaram seu partido e sua filha nesta segunda-feira (26).

Al Duri era procurado, e as autoridades americanas até ofereceram uma recompensa de US$ 10 milhões por sua cabeça após a intervenção do exército americano que acabou com o regime de Saddam Hussein.

Nenhuma das declarações em que foi anunciada a morte do número dois do regime especificou o local ou a causa de sua morte.

"Expresso minhas condolências (...) pelo colega Ezzat Ibrahim", tuitou Raghad Saddam Hussein, filha do ditador que, após ser condenado à pena de morte, foi enforcado em 2006.

O Partido Baaz (nacionalista árabe) publicou um comunicado no qual anunciava a morte do então ex-vice-presidente iraquiano e vice-presidente do Conselho do Comando da Revolução, em 2003.

A possível morte de Duri foi comentada em várias ocasiões nos últimos anos, mas essa informação acabou sendo negada por líderes ou apoiadores do antigo regime.

Após a queda do regime iraquiano em 2003, ex-líderes e oficiais do Baaz desempenharam um papel fundamental na resistência militar contra as tropas americanas, antes de se aproximarem do grupo extremista Estado Islâmico (EI), que foi derrotado militarmente no Iraque no final de 2017.

Em vídeo postado na internet em 2016, Duri qualificava como "heróis" os extremistas do EI que controlavam grande parte do território iraquiano desde junho de 2014.

Ele também manteve vínculos com o Exército dos Homens da Ordem de Naqshbandiyya, um grupo islâmico e pan-árabe formado por ex-militantes do Baaz que participaram da resistência contra a presença militar americana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)