(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA amplia pressão sobre imprensa chinesa


22/10/2020 08:25

Os Estados Unidos estenderam sua pressão contra a imprensa chinesa a seis novas organizações, acusadas de serem os órgãos de "propaganda" de Pequim.

A decisão foi condenada pelo regime comunista na quinta-feira (22).

Esta é a terceira vez que os escritórios da mídia chinesa nos Estados Unidos serão considerados "missões estrangeiras", o que significa que devem informar o Departamento de Estado sobre funcionários e imóveis no país.

Seu trabalho jornalístico não será restringido, afirmou o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em entrevista coletiva em Washington, na quarta-feira.

"Enquanto a mídia livre em todo mundo tem compromisso apenas com a verdade, a mídia na República Popular da China tem compromisso com o Partido Comunista Chinês", alegou o Departamento de Estado em um comunicado.

Os seis veículos são Yicai Global, Jiefang Daily, Xinmin Evening News, Social Sciences in China Press, Beijing Review e Economic Daily.

Eles se somam a outros nove veículos de mídia mais conhecidos, já classificados como "missões estrangeiras", incluindo a agência de notícias oficial Xinhua e o canal de televisão CGTN.

Pequim "condenou energicamente" a decisão, marcada por uma "mentalidade de Guerra Fria e viés ideológico".

"A China responderá de forma legítima e apropriada", disse um porta-voz da diplomacia chinesa, Zhao Lijian, a repórteres nesta quinta.

No passado, em represália, Pequim expulsou americanos que trabalhavam para vários jornais importantes, incluindo The New York Times, The Washington Post e The Wall Street Journal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)