(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas C-FACE

Máscaras de alta tecnologia são capazes de filtrar, monitorar e até traduzir

Cientistas asiáticos competem para aproveitar um mercado no auge com inovações no acessório de proteção que virou peça permanente do vestuário


21/10/2020 08:37 - atualizado 21/10/2020 09:09

(foto: Philip FONG / AFP)
(foto: Philip FONG / AFP)

A demanda mundial por máscaras provocada pelo coronavírus motivou inovações tecnológicas sem precedentes para que as peças, além de filtrar, também sirvam como ferramentas de vigilância sanitária, ou mesmo tradutores.


O setor de tecnologia e os cientistas, em particular na Ásia, competem para aproveitar um mercado no auge.


No Japão, a start-up Donut Robotics criou uma máscara que ajuda os usuários a manterem o distanciamento físico e também serve como ferramenta de tradução.


A C-Face funciona transmitindo as palavras do portador via bluetooth para um aplicativo de smartphone que permite que as pessoas conversem a até 10 metros de distância.


"Apesar do coronavírus, às vezes precisamos nos reunir frente a frente", declarou à AFP o diretor da start-up, Taisuke Ono.


A máscara leve, de silicone, pode ser útil para médicos que desejam se comunicar com os pacientes a uma distância segura, destaca a empresa.


Também pode traduzir uma conversa do japonês para outros idiomas, incluindo inglês, coreano e indonésio.


A empresa espera iniciar a comercialização em fevereiro, com o preço de 4.000 ienes (US$ 38). A peça é usada como uma máscara convencional para evitar o contágio da COVID-19.


A Donut Robotics arrecadou quase 100 milhões de ienes (US$ 950.000) com uma campanha de financiamento colaborativo e acredita que o público aguarda inovações que ajudem a superar a pandemia.


"Poderíamos ter a capacidade de combater o vírus com tecnologia, com a sabedoria humana", observa Taisuke Ono.


Reduzir o risco 


Outra inovação que poderia ajudar na proteção dos profissionais da saúde quando tratam pacientes infectados com COVID-19 foi desenvolvida em Singapura.


Trata-se de uma máscara equipada com sensores que medem a temperatura corporal, o ritmo cardíaco, a pressão sanguínea e o nível de oxigênio no sangue. Os dados são enviados para um smartphone via bluetooth.


"Muitos profissionais estão na linha de frente e ficam próximos dos pacientes quando os examinam", explica Loh Xian Jun, um dos cientistas envolvidos na criação.


"Isto representa um risco para a saúde das enfermeiras, e tentamos pensar em uma forma de reduzir o perigo, permitindo um exame a distância", disse à AFP.


Em colaboração com um organismo público, os pesquisadores de uma universidade de Singapura esperam testar a máscara o mais rápido possível para obter a autorização de comercialização.


Os inventores também esperam que este modelo possa chegar aos trabalhadores migrantes de Singapura - cujos alojamentos foram as principais fontes de contaminação na cidade-Estado nos últimos meses - para monitorar seu estado de saúde a distância.


E, para aqueles que também querem combater a poluição nas grandes cidades, a empresa sul-coreana LG Electronics desenvolve uma máscara purificadora de ar.


A máscara de plástico branco e aspecto futurista pode ser colocada sobre a boca, o nariz e o queixo e trata o ar com dois filtros de cada lado do rosto, além de um ventilador para a circulação do ar.


Os filtros, que se adaptam à capacidade respiratória do usuário, funcionam como os purificadores de ar nas casas e bloqueiam a maioria das partículas nocivas, segundo o coordenador do projeto.


Milhares de máscaras foram distribuídas a profissionais da saúde. A empresa espera lançar o produto nas lojas em breve.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)