Jornal Estado de Minas

Confiscados em Miami monólitos africanos de até 1.000 a.C

Autoridades americanas confiscaram uma carga de pedras talhadas proveniente do Camarões, conhecidas como "monólitos de Ikom", que datam dos anos 200 a 1.000 antes de Cristo, informou nesta terça-feira (20) a alfândega do aeroporto de Miami.

Segundo investigadores, estas esculturas tinham sido exportadas aos Estados Unidos com documentos fraudulentos e serão repatriadas ao Camarões, informou o escritório de proteção de aduanas (CBP, na sigla em inglês), em um comunicado, sem detalhar a quantidade de objetos confiscados.





"O CBP tem um papel fundamental na proteção da propriedade cultural e na prevenção do tráfico ilícito", disse Robert Del Toro, diretor portuário interino do CBP no aeroporto de Miami.

"Este é apenas o exemplo mais recente de como nossas equipes vigilantes do CBP trabalham com seus parceiros federais para fazer cumprir as leis internacionais de repatriação de artefatos antigos", acrescentou.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, os monólitos de Ikom provêm da região do povoado de Ikom, no estado de Cross River, no sul da Nigéria e fronteiriço ao Camarões.

Em cada comunidade, as pedras apareceram dispostas em círculos, uma diante da outra. Contêm forma de escritura e sistema codificado de informação e cada uma é única em seu desenho e execução.