(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo húngaro lança ultimato a estudantes que ocupam universidade


16/10/2020 15:37

O diretor de uma universidade húngara bloqueada por um mês e meio por seus alunos ordenou que eles liberassem as instalações nesta sexta-feira (16), de acordo com uma carta citada pela mídia húngara.

A Universidade de Arte Dramática e Cinematográfica (SZFE), localizada em Budapeste, está ocupada desde 1º de setembro, após sua transferência neste verão para uma fundação próxima ao primeiro-ministro soberano, Viktor Orban, e a nomeação pelo governo de um novo conselho de administração

"Todos os alunos devem deixar o campus da universidade antes do final do dia, o mais tardar às 18h00 locais (13h00 de Brasília)", escreveu o reitor Gabor Szarka nesta carta, citando operações de manutenção e desinfecção necessárias por causa ao novo coronavírus.

Na semana passada, os alunos impediram o ex-coronel do Exército de entrar no prédio.

Na quinta-feira, Szarka disse que ele mesmo cortou a internet e trocou algumas fechaduras para impedir a ação dos manifestantes.

Orban anunciou em 2018 uma era de "grandes mudanças" no setor cultural e intelectual, considerado por ele um viveiro de liberalismo, a fim reorientar a sociedade húngara para os valores da nação, da família e das tradições religiosas.

Os estudantes afirmam defender a sua "autonomia universitária", garantida pela Carta Europeia dos Direitos Fundamentais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)