(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

J&F é multada em mais de US$ 256 milhões nos EUA por corrupção


14/10/2020 18:38

As autoridades americanas aplicaram ao conglomerado brasileiro J&F; Investimentos uma multa de mais de 256 milhões de dólares depois que a empresa se declarou culpada em um caso de corrupção, anunciou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta quarta-feira (14).

A empresa, dona da gigante frigorífica JBS, admitiu pagar dezenas de milhões de dólares em subornos a funcionários do governo brasileiro usando bancos e imóveis americanos, incluindo um apartamento em Manhattan, em um esquema que violava nos EUA a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior, informou o Departamento em um comunicado.

"A J&F; admitiu estar envolvida em um esquema de longa data para subornar funcionários corruptos no Brasil para obter financiamento e outros benefícios para a empresa", disse o procurador-geral adjunto, Brian Rabbitt.

De 2005 a 2017, a empresa pagou funcionários, incluindo o banco de desenvolvimento brasileiro BNDES e o fundo de pensão Petros, da Petrobras, em troca de negócios e tratamento favorável, indicou o comunicado.

Em assunto relacionado, a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA disse que multou a JBS em cerca de 27 milhões de dólares, enquanto os proprietários da empresa, Joesley e Wesley Batista, pagarão 550 mil dólares cada um.

A J&F; enfrenta duras consequências pelo escândalo de 2017, que ameaçou o mandato do ex-presidente Michel Temer, incluindo uma multa de 1,4 bilhão de dólares paga ao governo brasileiro, além de mais de 400 milhões de dólares em contribuições para projetos sociais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)