(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes derrubam estátuas de ex-presidentes dos EUA e Trump os chama de "animais"


12/10/2020 16:49

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta segunda-feira de "animais" os manifestantes que na véspera demoliram as estátuas de dois ex-presidentes em Portland, palco de protestos raciais ininterruptos desde maio.

Cerca de 300 pessoas marcharam na noite de domingo no centro da maior cidade do estado de Oregon (oeste) para a comemoração de 12 de outubro, que apelidaram de "dia da ira dos povos indígenas".

Os manifestantes também vandalizaram a fachada de uma universidade e da sociedade de História.

"Coloque esses animais na prisão agora", tuitou Trump, qie busca a reeleição sob o lema de "lei e ordem".

"A esquerda radical só sabe tirar proveito de uma 'liderança' muito idiota. Este é (Joe) Biden!", disse referindo-se a seu opositor.

Portland tem sido palco de protestos diários desde a morte de George Floyd, um homem negro que foi sufocado por um policial branco em Minnesota em 25 de maio.

O protesto de domingo foi dispersado com gás lacrimogêneo.O prefeito Ted Wheeler disse nesta segunda-feira que a marcha foi "uma oportunidade pacífica para educação, reflexão e celebração das conquistas da comunidade indígena" e condenou o vandalismo "obsceno".

"Este grupo estava determinado a cometer atos de violência e caos criminoso", disse o chefe de polícia Chuck Lovell.

"Foi promovido como um dia de fúria, como um evento desconhecido, os participantes foram incentivados a usar preto com máscaras".

Vídeos divulgados pela imprensa local mostram o grupo de manifestantes derrubando a estátua de Theodore Roosevelt (1901-1909) e Abraham Lincoln (1861-1865).

"Três, dois, um ... halen!", ouve-se um dos organizadores dizer nessas gravações antes de derrubar a estrutura, seguido por um grito de comemoração após o objetivo ser alcançado.

Ambas as esculturas foram manchadas com tinta. Roosevelt foi o primeiro a cair.

Eles criticam suas políticas de assimilação e ressignificação de territórios tribais. "Terra roubada", escreveram eles no pedestal de sua estátua equestre.

Lincoln foi derrubada em seguida. Em seu pedestal escreveram "Dakota 38", pela execução de 38 índios após uma guerra em 1862.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)