(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cúpula europeia analisará tensões com Turquia


12/10/2020 16:25

A União Europeia (UE) vai analisar, em sua cúpula de quinta e sexta-feiras, em Bruxelas, a posição a seguir diante das tensões provocadas pela decisão da Turquia de enviar um navio de exploração para o Mediterrâneo oriental.

A nova missão do navio de prospecção sísmica "Oruc Reis" será "debatida pelos líderes europeus em sua próxima cúpula", anunciou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, concluindo um encontro com seus homólogos da UE em Luxemburgo.

O ministro grego das Relações Exteriores, Nikos Dendias, denunciou o envio do navio turco ao sul da ilha grega de Kastelorizo, perto da costa turca, como uma "escalada importante" e uma "ameaça direta à paz e à segurança".

Os cipriotas protestaram contra a decisão das autoridades da autoproclamada República Turca do Norte do Chipre (RTCN) de reabrir o acesso ao balneário greco-cipriota de Varosha, fechado pelo Exército turco desde que a Turquia invadiu o norte da ilha há 46 anos.

Ambas as decisões foram adotadas pela Turquia poucos dias depois de uma cúpula europeia, na qual foi ameaçada de sanções se continuasse "suas atividades ilegais", segundo a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen.

"As últimas decisões (tomadas por Ancara) são lamentáveis e levarão a novas tensões, em vez da distensão que havíamos pedido na última cúpula europeia", declarou Borrell.

Na reunião de chanceleres, não se chegou, porém, a um consenso sobre o caminho a ser seguido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)