(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE descarta pedido da oposição venezuelana sobre missão eleitoral


12/10/2020 10:49

A União Europeia (UE) descartou o pedido feito por um grupo da oposição venezuelana para enviar a Caracas em dezembro os observadores que vão monitorar as eleições gerais no próximo domingo na Bolívia, informou nesta segunda-feira (12) uma fonte diplomática.

A UE anunciou este mês que sem um adiamento de seis meses das eleições marcadas para 6 de dezembro na Venezuela não há condições para o envio de uma missão de observação eleitoral.

Diante dessa situação, o grupo de oposição Alianza Democrática pediu à UE o envio do grupo de especialistas que observará as eleições gerais de domingo na Bolívia.

Uma fonte da UE confirmou à AFP que o bloco recebeu uma carta com o pedido assinada pelo legislador venezuelano José Gregorio Correa. De acordo com esta fonte diplomática, "a política da UE em relação à Venezuela não mudou: não existem condições para um processo eleitoral livre, justo e democrático e, sem essas condições, "a UE não pode considerar o envio de um missão de observação eleitoral".

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, chegou a enviar dois diplomatas a Caracas para sondar a possibilidade de todos os partidos concordarem com um adiamento de cinco a seis meses nas eleições legislativas de dezembro, como condição para que a UE enviasse um missão.

Dada a recusa do governo em adiar essas eleições legislativas, a UE manteve-se firme na decisão de não enviar uma equipe para Caracas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)