(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump quer que últimas tropas americanas deixem Afeganistão até o Natal


07/10/2020 22:31

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (7) o objetivo de retirar todas as tropas dos Estados Unidos que ainda estão no Afeganistão até o Natal, acelerando o cronograma para concluir a guerra mais longa em que Washington já se envolveu.

"Deveríamos trazer para casa o pequeno número de VALENTES homens e mulheres em serviço no Afeganistão para o Natal!", disse o presidente no Twitter.

Em um acordo alcançado em 29 de fevereiro no Catar com os talibãs, os Estados Unidos prometeram retirar todas suas tropas até meados de 2021. Em troca, os insurgentes garantiram que não irão estabelecer um regime extremista no Afeganistão.

Desde então, os talibãs iniciaram conversas em Doha com o governo afegão, mas as reuniões logo foram paralisadas, após os rebeldes sunitas insistirem em sua forma de jurisprudência islâmica.

A promessa de Trump acontece um mês antes das eleições americanas, nas quais o presidente, atrás nas pesquisas, tenta cumprir a promessa feita de que encerraria as "guerras sem fim".

Depois de 19 anos de operações militares americanas no Afeganistão, a postura de Trump tem forte apoio nos Estados Unidos. Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, também respalda uma retirada das tropas.

Os Estados Unidos interviram pela primeira vez no Afeganistão após os ataques de 11 de setembro de 2001 e conseguiram desalojar o regime talibã, que protegia o grupo terrorista Al-Qaeda.

Desde então, os militantes conseguiram se reagrupar e lançar uma nova ofensiva para derrubar o governo afegão respaldado pelos Estados Unidos em Cabul.

Trump reduziu as tropas americanas no Afeganistão para cerca de 8.600 soldados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)