(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES NOS EUA

Debate dos vices nos EUA: Kamala Harris e Mike Pence avançam pouco nas propostas

Debate foi realizado na Universidade de Utah, em Salt Lake City; eleições nos EUA serão em 3 de novembro


07/10/2020 22:00 - atualizado 07/10/2020 23:36

Kamala Harris e Mike Pence em debate de vices nos EUA(foto: Eric Baradat/AFP)
Kamala Harris e Mike Pence em debate de vices nos EUA (foto: Eric Baradat/AFP)

Os candidatos a vice-presidente dos Estados Unidos se enfrentaram em um debate nesta quarta-feira. A senadora Kamala Harris, vice de Joe Biden (Democrata), e o vice-presidente Mike Pence, candidato à reeleição na chapa de Donald Trump (Republicano), atraíram bastante interesse do eleitorado norte-americano.

O programa foi realizado na Universidade de Utah, em Salt Lake City, e teve duração de uma hora e meia, dividido em nove blocos de 10 minutos, cada um com um tema.

Como medida de segurança contra a COVID-19, a distância entre os candidatos foi maior do que a adotada no debate entre Trump e Biden. Foram instaladas barreiras de vidro entre os debatedores e a mediadora Susan Page, do jornal “USA Today”. Todos os presentes usaram máscaras, exceto os candidatos e a mediadora.

Mike Pence deixou de lado as recomendações de isolamento contra o coronavírus e pediu para não ficar atrás da barreira de vidro, mas acabou acatando a regra estabelecida pela organização do debate.

O debate

Com o presidente Trump contaminado pelo coronavírus, a pandemia foi um dos principais assuntos abordados no debate. 

A COVID-19 matou mais de 211 mil americanos e o vice Mike Pence foi cobrado por esses números. Ele lamentou os óbitos e argumentou que se o governo não tivesse adotado medidas de suspensão das atividades econômicas, o número de mortes poderia ter sido maior.

A exemplo do que fez Trump no último debate, Pence usou algumas vezes o expediente de interromper a fala de sua adversaria e também da mediadora. Embora Pence ter se apresentado de maneira menos agressiva do que o atual presidente americano, a mediadora teve trabalho para finalizar as falas do candidato e tomar a palavra.

O vice de Trump disse, ainda, que os Estados Unidos devem produzir uma vacina antes do final deste ano.

Questionada sobre se tomaria uma eventual vacina contra o coronavírus, Kamala Harris foi enfática: “Se médicos disserem para tomar, eu tomo. Se Trump disser para tomar, eu não tomo!” Ela foi criticada por Pence por “desacreditar o governo” e “politizar” a vacina.
 

Sonegação de impostos 

A pauta da economia também gerou troca de farpas entre os debatedores. Kamala Harris citou os impostos supostamente não pagos por Trump e prometeu que Joe Biden investirá em ciência, pesquisa, educação e inovação, alegando que os EUA já foram referência nessas áreas. Ela criticou Trump por beneficiar apenas empresários mais abastados em suas ações no governo.

Pence negou que Trump tenha sonegado impostos e disse que o atual governo reduziu gastos públicos e salvou postos de trabalho durante a pandemia. E acusou seus adversários de quererem aumentar a carga tributária americana e quererem “se render à China”. A China foi citada diversas vezes por ambos os lados. Pence acusou Biden de "torcer para a China" e disse que Trump peitou os asiáticos.

No tema saúde, segundo Harris, o governo Trump quer acabar com o 'Obamacare', sistema de seguridade social criado por Barack Obama e seu então vice, o agora candidato democrata Joe Biden. O plano implantado por Obama e Biden foi classificado por Pence durante o debate como 'péssimo'.

Kamala também acusou o atual governo de desacreditar a ciência nas questões ligadas à saúde – o que teria causado o alto número de mortes pela COVID-19 – e também na área ambiental.

A eleição presidencial nos Estados Unidos em 2020 será realizada em 3 de novembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)