(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Led Zeppelin participa de batalha judicial sobre 'Stairway to Heaven' na Suprema Corte americana


05/10/2020 19:43

A Suprema Corte americana recusou-se a aceitar nesta segunda-feira (5) um processo sobre direitos autorais do clássico "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin, encerrando uma disputa legal de longa data sobre a música.

Um tribunal de primeira instância na Califórnia decidiu em março passado que os roqueiros britânicos não roubaram o riff de abertura da canção "Taurus", escrita por Randy Wolfe, membro de uma banda de Los Angeles chamada Spirit, que apelou em outras instâncias.

A decisão da mais alta corte põe um fim definitivo a este processo que vinha sendo seguido de perto pela indústria da música.

Inicialmente, o Led Zeppelin ganhou o caso em 2016, quando um tribunal não encontrou provas de que o clássico de 1971 infringia os direitos autorais de "Taurus".

No entanto, a decisão foi anulada depois de um recurso, em 2018.

Estima-se que "Stairway to Heaven" tenha arrecadado US$ 3,4 milhões durante um período de cinco anos, levado em consideração por um processo civil anterior.

Em 2016, o guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page - que foi processado junto com o vocalista Robert Plant e outro colega de banda, John Paul Jones - testemunhou que a sequência de acordes em questão "existia desde sempre".

O gestor de patrimônio de Wolfe, Michael Skidmore, entrou com uma ação em 2015, exigindo indenização por danos e prejuízos, e uma citação do compositor para Wolfe, que morreu afogado em 1997 antes de iniciar qualquer procedimento legal.

Wolfe sempre afirmou que merecia crédito como autor de "Stairway to Heaven", chamando a música de "um roubo".

Especialistas convocados pelos solicitantes para o julgamento de primeira instância disseram que havia semelhanças substanciais entre as partes principais das duas canções.

No entanto, testemunhas de defesa afirmaram que o padrão de acordes usado na melancólica introdução da guitarra de "Stairway to Heaven" era tão comum que não se aplicava direitos autorais ao trecho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)