(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Esculturas de Bolsonaro e Trump derretem durante cúpula da biodiversidade da ONU

Em protesto convocado pelo Greenpeace, líderes são denunciados por "destruir ativamente a natureza"


30/09/2020 17:26 - atualizado 30/09/2020 17:39

Escultura dos presidentes do Brasil e dos EUA foram derretidas em manifestação em Nova York(foto: Dimitrios Kambouriq/AFP)
Escultura dos presidentes do Brasil e dos EUA foram derretidas em manifestação em Nova York (foto: Dimitrios Kambouriq/AFP)

Esculturas de gelo dos presidentes dos Estados Unidos e do Brasil derreteram nesta quarta-feira(30) em Nova York durante a cúpula da biodiversidade da Organização das Nações Unidas, em um protesto convocado pelo Greenpeace para denunciar suas políticas contra a defesa do meio ambiente.

 

A ONG garante que tanto o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, quanto o americano, Donald Trump, têm "planos deliberados para destruir ativamente a natureza".

"Líderes da extinção: destruindo um planeta em crise", dizia a grande faixa da ativista Kate Flynn, enquanto ao lado dela a estátua de Bolsonaro derreteu rapidamente ao sol em um píer em frente ao prédio das Nações Unidas e o de Trump estava no chão, já quebrado.


"O Brasil e os Estados Unidos são dois dos países com maior biodiversidade do mundo, mas em tempos em que o gelo ártico está desaparecendo, estes dois países estão em chamas e há uma perda de biodiversidade sem precedentes que seus presidentes ignoram", disse à AFP Arlo Hemphill, ativista para os oceanos do Greenpeace US.


A ONG lamentou que os Estados Unidos não tenham um palestrante na cúpula da biodiversidade da ONU, que está sendo realizada virtualmente após a pandemia.


"Trump e Bolsonaro são as faces da extinção porque têm agendas radicais que estão destruindo a natureza, levando ao colapso da biodiversidade e agravando a emergência climática", disse Hemphill.


O Greenpeace observou que Trump, que abandonou o Acordo Climático de Paris, removeu as proteções da lei de espécies em preservação e minou a lei de proteção ambiental.


Também lembrou que os Estados Unidos são um dos quatro únicos países-membros da ONU que não fazem parte da Convenção sobre Diversidade Biológica.


A organização denunciou ainda o aumento do desmatamento no Brasil desde a chegada ao poder de Bolsonaro, defensor da mineração e agricultura em áreas protegidas e terras indígenas. E destacou que os incêndios que devastam a Amazônia e o Pantanal são os piores em uma década.


O Greenpeace recordou que em seu recente discurso na Assembleia Geral da ONU, Bolsonaro "negou que o Brasil estivesse em chamas e culpou as comunidades indígenas e tradicionais pelos incêndios".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)