(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

A distribuição de solicitantes de asilo na Europa "não funcionará", afirma chanceler austríaco à AFP


22/09/2020 19:54

A divisão dos solicitantes de asilo pela Europa "não funcionará", declarou o chanceler austríaco Sebastian Kurz nesta terça-feira (22) em uma entrevista exclusiva à AFP, antes da apresentação de um grande projeto de reforma pela Comissão Europeia.

"Achamos que a distribuição na Europa falhou e que muitos Estados a rejeitam", disse o chefe de governo austríaco, referindo-se aos países da Europa central que se recusam a receber migrantes que chegam à Grécia ou Itália.

"Isso não vai funcionar assim, a não ser protegendo melhor as fronteiras externas, lutando juntos contra os traficantes e enviando ajuda a esses lugares", acrescentou Kurz, conservador que comanda o Ministério das Relações Exteriores em Viena.

Na quarta-feira, a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen, propôs a suspensão do acordo de Dublin, uma contestada lei da política de asilo na UE.

O acordo propõe que os pedidos de asilo sejam processados pelo primeiro país da UE onde o imigrante chega.

"Se aumentarmos os nossos esforços (a nível europeu), esperamos que os Estados-Membros também os aumentem", ressaltou Ursula von der Leyen.

Na frente econômica, a Áustria se opôs ao plano de recuperação proposto neste verão pela França e Alemanha.

Junto com a Holanda, a Áustria lidera uma coalizão de países considerados austeros, descritos como "egoístas" pelo presidente francês Emmanuel Macron.

Finalmente, Viena autorizou o projeto após negociar a retirada de sua colaboração.

"Não se trata de ser contra ninguém, mas a União Europeia é mais do que Alemanha e França, e isso é bom", explicou Kurz.

"A Alemanha e a França são os estados maiores e mais fortes, têm uma certa pretensão para liderar, mas outros estados também têm a mesma possibilidade de expressar suas ideias e buscar maiorias", finalizou Kurz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)