(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moussa Traoré, que governou o Mali de 1968 a 1991, faleceu


15/09/2020 12:55

Moussa Traoré, ex-ditador à frente do Mali de 1968 a 1991 antes de ser derrubado por um golpe militar, morreu nesta terça-feira (15) aos 83 anos, informou sua família.

"Moussa Traoré faleceu hoje às 12h05 em sua casa em Bamako. Estamos realmente de luto", disse seu sobrinho Mohamed Traoré à AFP.

Ele não especificou as causas da morte do ex-general que, condenado à morte duas vezes após sua queda, disse estar, como militar, "preparado para a ideia de não morrer em sua cama".

Moussa Traoré, então tenente, foi o principal promotor do golpe de Estado de 19 de novembro de 1968 que derrubou o presidente Modibo Keita, no poder desde a independência em 1960. Ele se tornou presidente da República um ano depois e exerceu um poder incontestável por mais de 22 anos.

Sua morte ocorre dez dias antes de seu 84º aniversário e sete dias antes do aniversário da proclamação da independência do Mali.

Também ocorre em um momento em que seu país, mergulhado há anos em uma profunda crise de segurança, econômica e política, acaba de experimentar seu quarto golpe de Estado desde a independência e luta para encontrar o caminho após o golpe de 18 de agosto.

Nos últimos anos, Moussa Traoré se tornou uma espécie de sábio que os políticos consultavam.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)