(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE propõe à China envio de observadores independentes sobre direitos Humanos


14/09/2020 13:25

A União Europeia (UE) propôs nesta segunda-feira ao presidente chinês Xi Jinping que "observadores independentes" sejam enviados à região de Xinjiang para verificar as denúncias de abusos contra a comunidade uigur, informou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

A proposta foi lançada durante a cúpula virtual que reuniu o presidente chinês Xi Jinping, Charles Michel, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a chefe do governo alemão, Angela Merkel.

Em uma teleconferência de imprensa após a cúpula virtual, Michel disse que "a questão dos direitos humanos tem recebido uma atenção mais cuidadosa".

Por este motivo, disse ele, "solicitamos o acesso de observadores independentes" à região de Xinjiang.

A cúpula virtual foi parcialmente dedicada à negociação há muito esperada de um complexo acordo de investimento UE-China, mas a questão dos direitos humanos ocupou uma parte importante das discussões.

Esta cúpula deveria ser a grande conquista diplomática da Alemanha durante sua presidência semestral da União Europeia, com todos os chefes de Estado e de Governo se reunindo com Xi na cidade alemã de Leipzig, mas a pandemia de coronavírus arruinou os planos e o enorme encontro se transformou em uma videoconferência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)