(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vizcarra enfrenta grave crise no Peru por incitar mentira em investigação


10/09/2020 19:42

O presidente peruano, Martín Vizcarra, enfrenta uma grave crise política, que pode causar sua destituição, após a divulgação no Congresso nesta quinta-feira (10) de áudios em que ele pede a assessores que mintam em um inquérito parlamentar sobre sua relação com um ex-colaborador investigado por contratos irregulares.

A transmissão dos áudios durante uma sessão do parlamento levou o presidente do Congresso a convocar uma reunião de representantes dos partidos para avaliar se vão solicitar uma comissão de investigação ou promover sua destituição por incapacidade moral.

"Primeiro você tem que ver o que é, e depois o que vai ser dito", diz Vizcarra a dois de seus colaboradores na gravação, a quem ele pede para mentirem diante do Congresso sobre a quantidade de vezes que o ex-colaborador investigado foi ao Palácio do Governo.

Os assessores que participam do diálogo são Miriam Morales e Karem Roca, que mencionam a Vizcarra até cinco entradas do polêmico ex-assessor Richard Cisneros. "É preciso dizer que ele entrou duas vezes", pede Vizcarra. "O que fica claro é que nessa investigação todos estamos envolvidos", acrescenta o presidente.

Os áudios vêm a público em meio a confrontos constantes entre Legislativo e Executivo pela aprovação de uma reforma política promovida pelo governo. A mudança deixaria candidatos condenados pela justiça fora das eleições.

As gravações de Vizcarra foram entregues pelo deputado Edgar Alarcón, presidente da comissão que investiga o caso do ex-assessor. "Pode ver que há uma falha moral, o presidente não pode mentir", disse Alarcón, do partido de centro-esquerda Union Por el Peru, a jornalistas.

"Há rumores de que a cadeira ficará vaga", disse o deputado Moisés Gonzáles, da populista Aliança para o Progresso (APP). "É claro que o presidente Vizcarra mentiu para o país", disse o deputado Omar Chehade, também da APP.

O pomo da discórdia que levou Vizcarra à beira do impeachment foi Richard Cisneros, um cantor contratado pelo governo como orador e apresentador.

O caso explodiu em maio, quando a imprensa descobriu que o Ministério da Cultura havia oferecido contratos supostamente irregulares de 10 mil dólares a Cisneros, um artista pouco conhecido na mídia local em meio a uma pandemia.

"Os áudios afetam a credibilidade e a legitimidade de Martín Vizcarra", garantiu o analista Iván García ao canal de televisão N. A crise irrompe enquanto o Peru é um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19 no mundo, com mais de 700 mil infecções e 30 mil mortes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)