(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em meio à emoção, torcedores do Wuhan voltam a ver sua equipe ao vivo


06/09/2020 18:31

Um simples empate pode às vezes provocar emoções tão fortes quanto uma vitória. Os torcedores do Wuhan Zall, clube de futebol da cidade de onde surgiu o novo coronavírus, não conseguiram segurar as lágrimas neste domingo ao assistir a sua primeira partida ao vivo desde o início da pandemia.

Após um início de temporada com portões fechados, a Superliga Chinesa (CSL) está mais uma vez aberta para um pequeno número de espectadores, com a condição de que tenham sido declarados negativos para covid-19 em testes realizados nos sete dias anteriores à partida.

Neste domingo, cerca de 300 torcedores de Wuhan fizeram a viagem de 750 quilômetros até Suzhou para ver seu time enfrentar um dos candidatos ao título, o Beijing Guoan.

E a emoção dos fiéis aficionados foi proporcional à espera tão longa.

Depois de ir para o intervalo perdendo por 2 a 0, o Wuhan Zall reagiu no segundo tempo com dois gols em três minutos e garantiu um ponto.

"Quando empatamos, não conseguimos deixar de chorar nas arquibancadas", disse Gao Yajun, um torcedor de longa data, que deixou Wuhan pela primeira vez desde o surgimento do coronavírus no final de 2019.

Por alguns segundos, a doença e as medidas de distanciamento social desapareceram da mente. Pulando e se abraçando, os torcedores do Zall cantavam e batiam seus tambores aos gritos de "Wuhan, Wuhan!". Logo se juntaram a eles o time e a comissão técnica do clube de Wuhan, que os aplaudiram de dentro do campo.

- 'A vida recomeçou' -

"Estamos muito felizes e sinto que esta noite será difícil dormir para nós", acrescentou Gao, de 42 anos, com as unhas pintadas de laranja e branco, as cores do Wuhan Zall, e usando uma máscara com o escudo de sua equipe.

A expectativa estava no auge há alguns dias para os torcedores do Wuhan, que não iam a uma partida de seu time havia nove meses. Desde a entrada no estádio e durante todo o jogo, todos permaneceram em pé e não pararam de torcer pelo time.

"Temos corações e uma fidelidade inabalável, e permanecemos unidos através do vento e das ondas", entoaram os fãs no estádio de Suzhou, que mesmo assim estava quase deserto para respeitar as medidas contra a propagação do vírus.

Antes do início da partida, eles estenderam uma bandeira de agradecimento a todo o país pelo apoio na luta contra o coronavírus que tanto atingiu sua cidade.

No final de janeiro, Wuhan, com seus 11 milhões de habitantes, foi a primeira cidade do mundo a ser confinada por causa do coronavírus.

A cidade ficou sem contato com o exterior durante 76 dias.

Mas "agora a vida recomeçou e estamos de volta ao estádio. Podemos mostrar ao resto da China e ao mundo inteiro o espírito do povo de Wuhan", comemorou Gao.

"Wuhan agora é uma cidade segura, espero que todos venham visitar Wuhan. Se você é fã de futebol, venha torcer pelo time conosco!", convidou Shi Anshi, de 74 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)