(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro voo comercial direto entre Israel e Emirados pousa em Abu Dhabi


31/08/2020 16:14

O "primeiro voo comercial direto" entre Israel e Emirados Árabes Unidos pousou, nesta segunda-feira (31), em Abu Dhabi, proveniente do aeroporto internacional Ben Gurion de Tel Aviv, duas semanas depois que ambos os países anunciaram uma normalização de suas relações.

"É um dia histórico. Tínhamos sonhado com isso e estamos trabalhando para realizá-lo, e agora está diante de nossos olhos ", declarou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

O voo LY971, da companhia aérea israelense EL AL, que transportava uma delegação israelense e americana, liderada por Jared Kushner, genro e assessor do presidente Donald Trump, chegou aos Emirados às 15h39 (horário local, 8h39 horário de Brasília).

Para adicionar mais simbolismo à viagem, o avião sobrevoou o espaço aéreo da Arábia Saudita, país com o qual Israel não tem relações.

"É a primeira vez que isso acontece e quero agradecer ao reino da Arábia Saudita por torná-lo possível", disse Kushner após aterrissar em Abu Dhabi, referindo-se ao fato de ter sobrevoado o espaço aéreo saudita.

Emirados e Israel anunciaram em 13 de agosto um acordo para normalizar suas relações, oficiosas há vários anos. O país se tornou o primeiro da região do Golfo a estabelecer relações com Israel e o terceiro do mundo árabe, após os acordos assinados pelo Egito, em 1979, e Jordânia, em 1994.

- "Presos no passado" -

Palestinos, hostis ao acordo, criticaram o voo comercial nesta segunda-feira.

"Achamos lamentável ver um avião israelense pousar nos Emirados hoje (...) em uma violação flagrante da posição árabe no conflito árabe-israelense", disse o chefe de governo palestino, Mohammed Shtayyeh.

"A paz não pode ser alcançada negando o direito de existência dos palestinos", disse Saeb Erakat, o principal negociador palestino.

Kushner convidou os palestinos a voltarem à mesa de negociações. "Não deveriam ficar presos ao passado", disse.

Este vio é "um sinal importante para uma nova página na história das relações bilaterais no Oriente Médio. Espero que ajude a retomada das negociações para uma paz duradoura" entre israelenses e palestinos, o chefe do diplomacia da União Europeia, Josep Borrell.

Desde que o acordo foi anunciado, com mediação dos Estados Unidos, ministros de Israel e dos Emirados multiplicaram os contatos por telefone e as autoridades de Abu Dhabi revogaram no fim de semana passado uma lei sobre o boicote a Israel, em vigor há 48 anos.

O grande passo adiante foi este voo direto entre Tel Aviv e Abu Dhabi.

No voo comercial que decolou de Tel Aviv viajam, além de Kushner, o conselheiro dos EUA para a segurança nacional, Robert O'Brien, e o enviado dos EUA ao Irã, Brian Hook.

- "Peace salam, shalom" -

Além de Kushner, o voo comercial também incluiu o conselheiro americano para a segurança nacional, Robert O'Brien, e o responsável pelo dossiê iraniano Brian Hook. O voo LY971 recebeu seu número pelo código telefônico da Emirates e o aparelho dizia "Peace, salam, shalom", a palavra paz em inglês, árabe e hebraico.

Do lado israelense, viajaram neste primeiro voo cerca de 20 funcionários e assessores de Netanyahu, em questões relacionadas ao Golfo, como por exemplo Meir Ben Shabbat, chefe do Conselho para a segurança nacional.

Nos próximos dois dias, as delegações se reunirão em Abu Dhabi com autoridades dos Emirados em negociações voltadas a questões relacionadas a segurança, comércio, cooperação científica, turismo ou procedimentos de vistos para cidadãos dos dois países.

Este acordo entre Israel e um país árabe pode abrir a porta para outros semelhantes.

Na semana passada, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo, percorreu o Sudão, Bahrein e Omã, com o objetivo de convencer esses países a seguirem o exemplo dos Emirados.

Além disso, Benjamin Netanyahu já se reuniu nos últimos meses com líderes do Sudão, Chade e Omã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)