(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Partido Conservador do Canadá elege novo líder para enfrentar Trudeau


24/08/2020 08:25

O Partido Conservador do Canadá elegeu no domingo seu novo líder, Erin O'Toole, um ex-ministro que liderará a oposição a Justin Trudeau, ameaçado por uma eleição antecipada após um novo escândalo em seu governo.

Depois de uma longa campanha, em grande parte virtual em razão da pandemia de coronavírus, O'Toole, um deputado de 47 anos e ex-ministro de Assuntos dos Veteranos, foi proclamado o vencedor no terceiro turno.

Três outros aspirantes competiam para substituir Andrew Scheer, o líder conservador que não conseguiu derrubar Trudeau na eleição de 2019: o ex-ministro Peter MacKay, de 54 anos, que aparecia como favorito, e dois advogados pouco conhecidos, incluindo Leslyn Lewis, que aspirava ser a primeira mulher negra a liderar um partido federal no Canadá.

Em seu discurso, o novo líder dos conservadores prometeu unir o partido, dividido após esta longa campanha. Também se comprometeu a destronar Trudeau, cujo governo liberal está envolvido em um novo escândalo sobre a concessão de um contrato governamental a uma instituição de caridade que pagava membros de sua família.

"Temos que continuar a combater a corrupção e as falhas dos liberais", que têm uma maioria relativa na Câmara dos Comuns, disse O'Toole.

"Mas também precisamos mostrar aos canadenses nossa visão de um Canadá mais forte, mais próspero e mais unido", acrescentou.

- "Mais Canadá, menos Trudeau" -

"Precisamos de um líder que coloque os canadenses em primeiro lugar, que defenda o Canadá e nossos interesses em um mundo difícil, onde perdemos o respeito de nossos amigos e aliados", declarou.

"O mundo precisa de mais Canadá e menos de Justin Trudeau", concluiu.

O anúncio oficial de sua vitória ocorreu seis horas depois do horário programado, depois que uma máquina que contava as cédulas destruiu vários milhares de votos.

O'Toole, um conservador moderado, fez do emprego e da economia suas principais prioridades. Também prometeu suspender as restrições às armas de fogo recentemente impostas pelos liberais e limitar ainda mais os investimentos chineses no Canadá.

O novo dirigente conservador não terá muito tempo para se consolidar à frente do partido. Em um mês, pode haver uma ocasião que pode levar a uma eleição antecipada.

Isso acontecerá em 23 de setembro, quando Trudeau deverá buscar o apoio do Parlamento para um novo e maciço gasto social e ambiental com o qual buscará tirar o Canadá do colapso econômico.

Depois do debate, haverá um voto de confiança que pode ser fatal para seu governo minoritário.

No entanto, para derrubar o governo, os conservadores precisariam do apoio de pelo menos dois outros partidos da oposição. Do total de 338 cadeiras, o Partido Conservador tem 121, em comparação com 155 para os liberais.

"Mas os conservadores terão que pensar duas vezes antes de decidir se realmente querem disputar uma eleição neste outono (boreal)", no contexto da pandemia, da crise econômica e de um novo líder cuja mensagem ainda não terá penetrado, comentou à AFP Jonathan Malloy, professor da Universidade de Carleton.

Embora a popularidade de Trudeau tenha diminuído nas últimas semanas após o novo escândalo, os liberais, que destinaram bilhões de dólares para lidar com a pandemia, mantêm uma vantagem de 5 a 6 pontos na intenção de voto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)