(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FOGO

Califórnia pede ajuda em incêndios que obrigam milhares de pessoas a evacuar

A situação se soma a uma tremenda onda de calor, com temperaturas históricas que chegaram a quase 55°C. Há cinco mortes vinculadas com as chamas


22/08/2020 11:30 - atualizado 22/08/2020 11:39

(foto: Josh Edelson/AFP )
(foto: Josh Edelson/AFP )

Alguns dos maiores incêndios da Califórnia arrasam este estado da costa oeste dos Estados Unidos, obrigando dezenas de milhares de pessoas a evacuar enquanto o governador pediu ajuda internacional para combater as chamas. Cerca de 12 mil raios caíram nas últimas 72 horas, disseram funcionários, provocando incêndios que deixam uma grande fumaça sobre boa parte do centro e norte do estado.


A situação se soma a uma tremenda onda de calor, com temperaturas históricas que chegaram aos 54,4°C no Vale da Morte, e à crise de saúde pelo coronavírus. "Simplesmente não vemos nada parecido em muitos, muitos anos", disse na sexta-feira o governador da Califórnia, Gavin Newsom.


Os dois maiores incêndios - denominados Complexo de Relâmpagos SCU e Complexo de Relâmpagos LNU - já queimaram um total de 240 mil hectares e quase 500 estruturas de construção.


As vinícolas da famosa região de Napa e Sonoma, que ainda não se recuperaram de incêndios de anos anteriores, estão ameaçadas pelo Complexo SCU, que está entre os dez maiores incêndios já registrados.


Há cinco mortes vinculadas com as chamas, com quatro corpos recuperados na quinta-feira, incluindo três em uma casa incendiada na área rural do condado de Napa, disse o departamento de bombeiros (Cal Fire). As reservas naturais também foram arrasadas. O parque estadual Big Basin Redwoods informou que alguns de seus edifícios históricos foram destruídos pelas chamas.


Alerta máximo


O sub-diretor do Cal Fire, Daniel Berlant, afirmou que há alguns avanços na contenção das chamas. Acrescentou que se espera que as temperaturas baixem levemente no fim de semana, mas que existe a possibilidade de mais raios na noite de domingo.


No total, são mais de 300 incêndios em todo o estado, incluindo mais de vinte considerados de grande magnitude.


Muitos dos quase 119 mil evacuados tiveram dificuldades para encontrar refúgio e hesitam em ir para os abrigos disponibilizados pelas autoridades, com medo de contrair o coronavírus.


Moradores dos condados de San Mateo e Santa Cruz optaram por dormir em trailers estacionados em estacionamentos ou praias ao longo da costa do Pacífico.


Também foi pedido aos turistas da região a abandonarem os hotéis ou casas de aluguel.


A maioria dos incêndios ocorrem em áreas despovoadas e no total já destruíram 312 mil hectares em todo o estado, uma área do tamanho de Rhode Island, disse o governador de Newson.


Brigadas de bombeiros, equipes de vigilância e de extinção de incêndios chegaram de vários estados, incluindo Oregon, Novo México e Texas, para ajudar no combate às chamas, acrescentou o governador, que pediu ajuda federal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)