(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lukashenko afirma que Putin garantiu ajuda para preservar segurança do país


15/08/2020 16:07

O presidente bielorrusso, Alexandre Lukashenko, que enfrenta uma série de protestos nas ruas desde a sua reeleição, garantiu neste sábado (15) que seu aliado russo, Vladimir Putin, garantiu ajuda para preservar a segurança do país.

"Caso Belarus peça, uma ajuda completa será oferecida (pela Rússia) para garantir a segurança do país", afirmou Lukashenko, citado pela agência de imprensa estatal Belta, depois que os dois líderes conversaram por telefone neste sábado.

O presidente bielorrusso, que enfrenta a maior onda de protestos em seu país desde a sua chegada ao poder, em 1994, fez referência a um acordo militar que associa Minsk a Moscou através da União da Rússia e de Belarus, uma aliança intergovernamental, e a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTCS).

"Quando estão em jogo assuntos militares, temos um acordo com a Federação Russa no marco da União (de Rússia e Belarus) e da OTCS", lembrou Lukashenko. "É por este motivo que tive hoje uma longa e profunda conversa com o presidente russo sobre a situação", assinalou.

Após o telefonema, o Kremlin se disse "confiante" em que a crise política em Belarus será solucionada em breve.

Desde o domingo passado, dezenas de milhares de manifestantes contestam a reeleição de Lukashenko, sob a acusação de fraude, e criticam a repressão das forças de segurança.

O poder bielorrusso recebeu o apoio de Moscou, que denunciou diversas tentativas de "interferência estrangeira" para desestabilizar este aliado histórico da Rússia, apesar das diferenças nas últimas semanas entre dirigentes russos e bielorrussos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)