(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Taiwan conclui compra milionária de caças da Lockheed Martin


14/08/2020 21:25

Taiwan finalizou uma compra de caças F-16 da fabricante americana Lockheed Martin por um valor que pode chegar a 62 bilhões de dólares durante 10 anos, um anúncio que poderia enfurecer a China.

O Pentágono anunciou o contrato hoje, sem informar o nome do país comprador, mas uma fonte ligada ao assunto informou à AFP que se trata de Taiwan. O país asiático obteve no ano passado a aprovação de Washington para realizar a compra, o que lhe permitirá modernizar sua defesa.

Taiwan já dispõe de uma frota de F-16 comprada em 1992, mas os caças encomendados agora são mais recentes e equipados com tecnologias e armamentos mais modernos. O contrato prevê que o pedido envolva 90 aviões, segundo o comunicado do Pentágono.

A China considera Taiwan parte do seu território. A ilha é governada por um regime rival que ali se refugiou após a chegada dos comunistas ao poder, em 1949. Já Washington, que rompeu em 1979 relações diplomáticas com Taipé para reconhecer Pequim como única representante da China, segue sendo o o aliado mais poderoso da ilha e seu principal fornecedor de armas.

O anúncio da venda acontece dois dias depois da visita a Taiwan de um funcionário do alto escalão americano, que irritou Pequim, em um contexto de tensão crescente entre Estados Unidos e China.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)