(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turquia sobe o tom contra a França e Grécia e aumenta tensão no Mediterrâneo


14/08/2020 19:06

A Turquia acusou nesta sexta-feira a França de se comportar como "mestre" do Mediterrâneo oriental e emitiu um severo aviso à Grécia, no momento em que os países europeus se reuniam em Bruxelas para apoiar Atenas.

A situação no Mediterrâneo é explosiva após o envio, na segunda-feira, pela Turquia de um navio de pesquisa sísmica, escoltado por navios militares turcos em uma área disputada rica em reservas de gás.

A França respondeu mobilizando navios e aviões de guerra nesta área do Mediterrâneo na terça-feira para deixar claro seu apoio às autoridades gregas nesta crise, uma decisão que levou o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, a acusar a França de se comportar como um "valentão".

"A França, em particular, deve parar de tomar medidas que acentuam as tensões", disse Cavusoglu, em um momento de desacordo entre os governos francês e turco sobre a situação no Mediterrâneo oriental, mas também na Líbia.

Os chanceleres da União Europeia reuniram-se nesta sexta-feira para manifestar o seu apoio à Grécia nesta disputa, além de debater a situação em Belarus.

Os líderes europeus pediram uma redução da escalada e uma "solução negociada", e também decidiram voltar a esta questão em outra reunião no final de agosto, segundo várias autoridades.

- Ameaça de retaliação -

Um sinal da fragilidade da situação, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, garantiu que os navios turcos responderam a uma tentativa de ataque ao navio de exploração 'Oruc Reis'.

O jornal grego Kathimerini relatou um confronto entre uma fragata grega e uma turca na sexta-feira, mas o exército helênico não confirmou o incidente.

O presidente francês Emmanuel Macron, que até agora não havia respondido às críticas das autoridades turcas, disse no Twitter na sexta-feira que a França tinha "um ponto de vista coincidente sobre a situação no Mediterrâneo" com os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, concordou com o ministro das Relações Exteriores grego, Nikos Dendias, quanto à "necessidade urgente de reduzir as tensões no Mediterrâneo oriental", indicou a diplomacia americana em um comunicado.

Desde o início da crise, a Turquia mantém um discurso contraditório que combina mensagens agressivas com pedidos para reduzir a tensão.

Cavusoglu garantiu que o seu país "não quer uma escalada" e que é a favor de um "diálogo sereno", após atribuir ao governo grego toda a responsabilidade pelas tensões atuais.

Além disso, o ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, afirmou que espera que os especialistas gregos e turcos possam entrar em negociações em Ancara.

- Mediação de Merkel -

Para tentar acalmar a situação, a chanceler alemã, Angela Merkel, conversou por telefone na quinta-feira com o presidente turco e com o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis.

Erdogan explicou a Merkel que o navio sísmico turco continuará suas explorações até 23 de agosto, mas que a partir dessa data estarão dispostos a negociar para "acalmar as coisas".

As autoridades turcas já haviam anunciado na semana passada que suspenderiam a exploração de gás a pedido da Alemanha, mas alguns dias depois as retomaram.

A descoberta nos últimos anos de grandes depósitos de gás no Mediterrâneo oriental alimentou o interesse dos países por esses recursos e acentuou a rivalidade entre Grécia e Turquia, ambos países da OTAN, mas com uma rivalidade histórica territorial.

Atenas considera que essas explorações representam uma violação do seu espaço marítimo por serem realizadas perto da ilha grega de Kastelorizo.

Mas a Turquia acusa a Grécia de ter uma "visão maximalista" e rejeita que a presença desta pequena ilha, localizada a apenas dois quilômetros da costa turca, e a mais de 500 quilômetros de Atenas, possa limitar sua capacidade de explorar tais recursos naturais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)